24 de março é Dia Nacional de Luta e Mobilizações, Participe!

0
597

Servidoras e servidores públicos federais, estaduais e municipais realizam nesta quarta-feira, 24 de março, um Dia Nacional de Luta, Mobilizações, Paralisação e Greve do Funcionalismo Público. Por todo o país, estão sendo organizadas carreatas, panelaços e suspensão das atividades.

A mobilização, chamada por sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais, tem como pauta a defesa dos serviços públicos, a luta por vacinação para todas e todos, a cobrança pela liberação imediata do auxílio emergencial que atenda às necessidades da classe trabalhadora e por um lockdown nacional para conter a propagação da Covid-19. Os movimentos também cobram a responsabilização do presidente Jair Bolsonaro pelas mais de 280 mil mortes resultantes da política genocida de seu governo.


Plenária de Docentes do Ensino Superior marcará o Dia de Lutas no Estado

Convocada pela Regional Rio do Andes-SN e pelas seções locais do Sindicato Nacional (Asduerj, Adufrj, Aduff, Aduni-Rio, Ades-Faectec e Adur-RJ), a plenária pretende mobilizar a categoria contra o genocida, em defesa da vacinação já para todos/as, do lockdown e dos serviços públicos para salvar vidas.

Para participar da plenária, professores e professoras da Uerj, devem se inscrever até às 10h desta quarta-feira, 24/3, enviando e-mail para o endereço <asduerj@asduerj.org.br>

As mensagens devem informar nome completo, matrícula e unidade do professor ou da professora. O link para participação na plenária será enviado por e-mail aos inscritos e inscritas.

Veja outras atividades de mobilização no Rio de Janeiro

Entre as ações organizadas pelos movimentos sociais e sindicais no Estado, destacamos o cortejo por vacina, SUS e renda organizado pela Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Para os que se sentirem seguros a participar, os organizadores orientam a trazer velas e cruz, além do álcool em gel e atentar à necessidade de distanciamento. A atividade começa às 16h, na Candelária.

Pouco antes da plenária do Andes-SN, o Comitê de Luta Contra as Privatizações realiza uma Live em sua página no Facebook, a partir das 17h. Lockdow pela vida – Pare para pensar, pare para viver será o mote do debate, que terá como mediadora a socióloga e militante do setor de Saneamento, Francisca Adalgisa da Silva, e Léo Santuchi da Associação Nacional dos Empregados da DATAPREV. Para assistir a Live, acesse a página do Comitê de Luta contra as Privatizações no Facebook.

Confira a seguir o chamado da presidenta do Andes-SN, Rivânia Moura, para o Dia Nacional de Lutas!

Artigo anteriorNota das 4 entidades sobre atividades presenciais na universidade, vacinação e condições sanitárias
Próximo artigoNota da Asduerj