Ano de 2020 tem início com nova reitoria na Uerj

0
339

Na última quinta-feira, 2 de janeiro, os professores Ricardo Lodi e Mário Sérgio Carneiro iniciaram a gestão frente à reitoria da Uerj. A chapa única, “Orgulho de ser Uerj”, foi eleita em novembro para o quadriênio 2020/2024. Além do reitor e do vice-reitor, iniciaram as atividades os novos diretores de Centros Setoriais.

No dia 7/01, a Asduerj e o Sintuperj reuniram-se com a reitoria, buscando reafirmar os compromissos assumidos pelo Reitor e Vice-reitor durante e após as eleições, mas também para tratar de questões mais urgentes. Para a Asduerj a urgência referia-se à situação dos professores substitutos, que se encontravam sem pagamento desde agosto de 2019.

Ainda em dezembro de 2019, conforme noticiamos à época, a Asduerj criou um Grupo de Trabalho (GT) de Substitutos (vide foto acima), o qual, em sua primeira reunião, decidiu que a questão mais urgente a ser resolvida era o atraso de pagamento de uma parcela dos professores. Essa decisão foi encaminhada, pela diretoria, imediatamente, em encontro com o Reitor e Vice-reitor recém eleitos, que se comprometeram a buscar soluções logo na primeira semana após a posse.

Na reunião do dia 7/01, foi colocado pelo Vice-reitor, Prof. Mario Sérgio Carneiro, que a situação da falta de pagamento dos substitutos, conforme compromisso assumido com a Asduerj, está solucionada. Ao estudar a situação, ainda nessa primeira semana, foi identificado, pela reitoria, que, no conjunto de professores substitutos, trinta (30) estavam com os salários atrasados. Desses trinta professores, onze (11) receberão agora, em janeiro, todos os atrasados, até o mês de dezembro. Dezenove (19) professores receberão no mês de fevereiro, também, todos os atrasados.

Além dessa questão, a reitoria reiterou os compromissos assumidos durante a campanha, com a Asduerj, o Sintuperj, o DCE e a APG, como a atualização do Acordo Interno de 1995 – que consta da Carta Compromisso assinada com as quatro entidades – e informou que, na agenda interna, a orientação é para que as entidades tenham prioridade na marcação de reuniões

Esperamos que ao longo do mandato e reitoria cumpra, realmente, os compromissos assumidos e que se mantenha, como se mostrou nessa primeira reunião, aberta ao diálogo franco e resolutivo com a comunidade acadêmica e com suas entidades representativas, tanto de estudantes quanto de funcionários.

Que tenhamos um ano de lutas e de conquistas!