Asduerj aprova Calendário de Lutas com plenárias de base nas Unidades e Assembleia Geral de Docentes no dia 27 de outubro

0
922

A Diretoria e o Conselho de Representantes da Asduerj aprovaram, em reunião virtual nesta quinta-feira, 17/9, um calendário de Lutas da entidade até o mês de outubro.

As atividades objetivam fomentar na base da categoria um debate sobre as questões provocadas pelo início do Período Acadêmico Emergencial (PAE) e mobilizar os docentes para enfrentar a diversidade de ataques aos seus direitos, em diversos âmbitos, inclusive os contidos na Reforma Administrativa do governo Bolsonaro.

Construindo o debate pela base

O calendário aprovado prevê uma nova rodada de Plenárias de base com os docentes por Unidade Acadêmicas, entre os dias 1º e 23 de outubro. Os debates devem culminar com uma Assembleia Geral Docente Virtual, aberta a filiado/as e não filiados/as à Asduerj, marcada para o dia 27 de outubro, às 14h.

Na pauta das plenárias de base, estarão as condições em que estão sendo desenvolvidas as atividades de ensino remoto na universidade e a observância às garantias e direitos dos docentes nesta nova situação de trabalho. Os debates terão também o objetivo de apontar as ligações entre a reforma administrativa e os ataques dirigidos às universidades públicas. A ideia é “ampliar o posicionamento crítico diante da realidade atual da conjuntura e da educação superior”, defende o diretor da Asduerj Dario Sousa e Silva.

Minuta de Garantias e Direitos no Consun

No início da reunião, a presidente da Asduerj, Cleier Marconsin, informou aos Conselheiros que a Reitoria apresentou uma minuta sobre direitos dos docentes em situação de ensino remoto ao Consun.

A proposta de Garantias e Direitos dos Docentes na Situação do Trabalho Remoto Emergencial, aprovada em assembleia da categoria docente, foi encaminhada ao Reitor no dia 04 de agosto, e, após solicitação da Asduerj, a minuta elaborada pela reitoria foi enviada ao Conselho, no dia 27 de agosto de 2020.

A presidente da Asduerj informou, também, que a entidade solicitou uma reunião com a Reitoria para tratar da questão e deverá se reunir na próxima semana com a Comissão Permanente de Legislação e Normas (CPLN), responsável pela análise e relato deste processo no Consun.

Na próxima semana, serão divulgadas, em encarte especial, as duas propostas para conhecimento da categoria docente.

Muitos problemas marcam início do PAE

Alguns conselheiros da Asduerj fizeram uma breve avaliação do início do PAE na suas unidades, identificando problemas diversos na forma como foi conduzida a sua implementação, provocando dúvidas e preocupações com relação a diversas questões como direitos autorais, gravação das aulas, financiamento público, com destaque à exclusão que o ensino remoto está gerando, na Universidade, em função de dificuldades na distribuição de chips e tablets.

Na Faculdade de Serviço Social, reuniões de departamento definiram adiar o início das atividades síncronas até que a inclusão digital seja concluída e, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (Febf), o departamento de Geografia adiou o início das atividades de ensino remoto.

Luta contra Reforma Administrativa é destaque no Calendário

A necessidade de fortalecer as lutas no Andes-SN e em fóruns unificados como o Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado (Fosperj) foi uma orientação para a construção do calendário, como destacou o diretor da Asduerj, Frederico Irias. Junto à professora Renata Gama, o docente tem representado a Asduerj no Fosperj e defende intensificar essa articulação como forma de barrar os ataques atuais dirigidos ao conjunto dos servidores públicos.

Principal instrumento desses ataques, a Reforma Administrativa proposta pelo governo Bolsonaro pretende acabar com o Regime Jurídico Único e a estabilidade dos servidores, aumentando os vínculos por contratos precários no serviço público, salientou a professora Renata Gama. As relações de trabalho no ensino remoto podem situar-se no contexto da precarização posta pela Reforma Administrativa e pelos cortes orçamentários para as universidades em 2021, complementou a diretora da Asduerj Amanda Moreira.

Eleições Andes-SN

A Assembleia Docente Virtual na próxima quinta-feira, 24/9, é parte do Calendário aprovado na reunião. Como os pontos de pauta serão uma nova prorrogação do calendário eleitoral do Andes-SN, devido à pandemia da Covid-19, e a votação da comitiva da Asduerj para a 9ª edição Extraordinária do Conselho Nacional de Seções Sindicais do Andes-SN (Conad), que acontece por meio remoto, entre os dias 28 e 30 de setembro, esta Assembleia será exclusiva para filiadas e filiados à Asduerj.

Os filiados e filiadas interessados em participar desta assembleia devem se inscrever até a quarta-feira, 23/9, enviando e-mail para o endereço secretaria.asduerj@gmail. As mensagens devem informar nome completo, matrícula e a unidade da filiada/o.

Artigo anteriorInscrições para Assembleia começam nesta quarta-feira, 16/9
Próximo artigoAtenção! Assembleia Docente antecipada para terça-feira, 22/9, 14h