Asduerj organiza plenárias de docentes para discutir o presente e o futuro

0
319

A Diretoria e o Conselho de Representantes da Asduerj, em reunião por teleconferência no dia 27 de maio, decidiram organizar plenárias nas unidades acadêmicas, para a primeira quinzena de junho. O objetivo é que todos participem da elaboração de uma proposta de planejamento do trabalho docente na atualidade e no futuro.

Leia a seguir a Convite para as Plenárias aprovada na reunião do dia 27/5/2020:

Entendendo que vivemos uma conjuntura de incertezas sobre as condições e possibilidades para a retomada das atividades regulares na Uerj, muitas questões se apresentam em relação ao trabalho docente durante e após a pandemia. Os ataques aos direitos do trabalho dos servidores públicos, em geral, e aos estaduais, em particular, se intensificam numa situação de restrições orçamentárias, colocando em risco, inclusive, o pagamento de salários a partir de setembro, no Estado do Rio de Janeiro. As verbas de custeio já foram contingenciadas e não existe segurança para o pagamento das empresas terceirizadas que prestam serviços à Uerj. Internamente, temos a proposta de mediação tecnológica através do sistema AVA e o Aeda (Ato Executivo de Decisão Administrativa) 029/2020 sobre a retomada de atividades regulares na Uerj.

Essas questões colocam a necessidade urgente de reunir a categoria docente para debater o trabalho docente, na Uerj, no momento presente e no futuro. Diante da impossibilidade de realização de assembleias durante o período de isolamento social, a Diretoria e o Conselho de Representantes da Asduerj convidam os docentes da Uerj a participarem das Plenárias das Unidades, para construir uma reflexão coletiva sobre a conjuntura atual e participar da elaboração de uma proposta de planejamento de retorno futuro, em que se priorize a segurança sanitária da comunidade acadêmica e o combate à naturalização das desigualdades sociais, que se expressam, dentre várias formas, em exclusão digital de discentes, principalmente, mas também de docentes.

A ideia é construir, entre nós, uma proposta de retorno futuro, a ser debatida, também, com os outros segmentos da Universidade – técnico-administrativos e estudantes – e, posteriormente, submetida aos Conselhos Superiores. Em nossa concepção, essa proposta deve considerar as condições diferenciadas dos membros da comunidade acadêmica no enfrentamento do período de isolamento, envolvendo questões de saúde, emocionais, socioeconômicas e de inserção digital, dentre outras.

Professoras e professores: atendam ao chamado da representação da Asduerj de sua unidade e ajudem a construir uma proposta de retorno futuro, que garanta o caráter inclusivo da Uerj. Se a sua unidade não possui representação entre em contato com a Asduerj pelo e-mail secretaria@asduerj.org.br e participe da organização da Plenária.

A proposta é que as plenárias sejam realizadas em junho, preferencialmente, na primeira quinzena, e contarão com a estrutura da Asduerj para sua realização.

Mais do que nunca, precisamos de mobilização, ainda que seja online enquanto for necessário!

UERJ RESISTE NA QUARENTENA