Assembleia Docente se posiciona em defesa da vacinação pelo SUS e contra a aquisição de vacinas pela iniciativa privada

0
192

Professores da Uerj se reuniram na sexta-feira, 16/4, em assembleia virtual. Foram registradas 104 inscrições por e-mail, sendo 99 de docentes filiados e filiadas, além de cinco de não pertencentes ao quadro da entidade.

A presidenta da Asduerj, Cleier Marconsin, iniciou a Assembleia reiterando a solidariedade da diretoria da Seção Sindical do Andes-SN às pessoas que têm perdido familiares, amigos e amigas em decorrência da Covid, entre estas as da comunidade da Uerj.

Vacinação e trabalho foram, inclusive, os pontos centrais em debate, junto à análise de conjuntura. Ao final das discussões, a Assembleia deliberou pelo seu posicionamento em defesa da vida, pela vacinação para todos e todas pelo SUS e contra a aquisição de vacinas pela iniciativa privada.

Os docentes manifestaram ainda de forma coletiva sua discordância dos sindicatos que promovem luta por vacinação num viés corporativo. A assembleia defendeu a vacinação prioritária para profissionais de saúde, trabalhadores e trabalhadoras terceirizados/as da limpeza, da segurança, além de todos e todas que estão trabalhando de forma presencial na Uerj.

Deliberou-se também a produção de um texto sobre a importância da vacinação, com sua divulgação em carros de som e faixas no entorno da universidade. Nesse mesmo sentido, aprovou-se uma articulação a outros movimentos para realização de ações unificadas e mais amplas, além da adesão aos calendários de luta provenientes de fóruns, plenárias, do Andes-SN e das centrais sindicais.

Veja outras deliberações da Assembleia:

• posicionar-se em defesa do SUS e do combate à fome;

realizar ações contra a Reforma Administrativa;

• criar campanha de apoio aos estudantes no contexto da pandemia e em defesa de uma política de assistência estudantil;

• encaminhar proposta de paralisação e ajudar na articulação com outros setores do serviço público (plenárias, fóruns, Andes, centrais sindicais) para fazer frente aos ataques aos servidores públicos;

participar da Campanha pelo Fora Bolsonaro/Mourão;

que a Asduerj leve a proposta da realização de uma carreata para ser articulada com outras categorias e, se for aprovada, participar da carreata em conjunto com outras categorias;

• Integra-se a ações conjuntas de mobilização para o 1° de maio;

realizar ações de solidariedade que auxiliem os trabalhadores terceirizados da Uerj.

Próxima assembleia

Devido ao longo tempo transcorrido no debate do primeiro ponto de pauta, a assembleia foi suspensa e será retomada após as plenárias de base nos Centros Setoriais. O Ensino Remoto e o retorno presencial seguro são os temas do segundo ponto da pauta.

Carreira Docente (DE, triênios, progressões e promoções)

No início da assembleia docente, a Diretoria da Asduerj e sua Assessoria Jurídica deram informes sobre questões da carreira docente. Saiba mais, em breve.