Assembleia Docente virtual adiada, saiba por quê

0
249

Em reunião virtual na última terça-feira, a diretoria da Asduerj decidiu adiar a Assembleia Docente Geral Virtual, marcada inicialmente para o dia 10 de agosto.

A decisão baseou-se em uma série de considerações que abarca desde o tempo para a tramitação no Conselho Universitário da proposta de Garantias e Direitos dos Docentes no Ensino Remoto até a insegurança jurídica sobre o que poderá ou não ser votado neste momento por uma Assembleia Docente Geral Virtual.

1) Como já noticiado, a Asduerj encaminhou na última terça-feira, 4/8, a proposta consolidada de Garantias e Direitos à Reitoria. O documento base foi aprovado na assembleia docente virtual realizada com professores filiados no dia 27 de julho e recebeu emendas enviadas pelos docentes por e-mail. Agora o texto deverá tramitar no Conselho Universitário, cabendo a próxima assembleia a análise do que será aprovado no Consun.

2) A Asduerj também aguarda novas orientações da Assessoria Jurídica Nacional do Andes-SN quanto à Lei 14.010/2020 e a forma como esta atinge os sindicatos e as votações nas assembleias das categorias que representam.

3) Ao mesmo tempo, a Asduerj procura a melhor opção no aspecto tecnológico para garantir a participação do conjunto de professores e professoras da Uerj. Diferente da anterior, realizada exclusivamente com filiados, a próxima Assembleia Docente será Geral, mantendo-se apenas a necessidade de prévia inscrição. O provável aumento do número de participantes demandará então uma preparação ainda mais complexa do que a da primeira assembleia virtual.

Uma reunião conjunta da Diretoria e do Conselho de Representantes da Asduerj foi agendada para a próxima quarta-feira, 12/8, às 14h.

A data da Assembleia Docente Geral Virtual deverá ser marcada logo após a votação da proposta de Garantias e Direitos dos Docentes em Ensino Remoto no Conselho Universitário.