Debates virtuais da Asduerj atingem mais de 30 mil visualizações durante a quarentena

0
201

Com o tema “A política de matar e deixar morrer”, a seção sindical do Andes-SN na Uerj – a Asduerj – deu início no dia 30 de março a transmissões semanais de debates on line – as chamadas Lives – em seu canal no youtube e na sua página no Facebook.

Já em sua primeira edição, o #Asduerj na quarentena – nome dado à série de debates – foi visto por mais de 2 mil pessoas, entre os que assistiram em tempo real e os que acessaram o vídeo após a transmissão. Todos os debates ficam disponíveis nas plataformas da entidade.

No total foram mais de 30 mil pessoas atingidas pelas oito edições do #Asduerj na quarentena, desde a primeira transmissão até a mais recente realizada no dia 18 de maio, com o tema “Simplificando informações sobre o covid-19”.

Em uma destas edições, a do dia 4 de maio, que discutiu “A naturalização da desigualdade social na educação” e fez parte da Marcha Virtual pela Ciência, chegou-se a quase 10 mil visualizações.

Os temas escolhidos semanalmente em reuniões virtuais pela diretoria da Asduerj tentam contemplar a diversidade e complexidade de questões que emergiram no contexto da pandemia, com atenção especial às relacionadas ao mundo do trabalho, e à defesa da ciência, da educação pública e do Sistema Único de Saúde.

O #Asduerj na quarentena é transmitido ao vivo toda a segunda-feira, a partir das 17h. Participam dos debates professores da Uerj de diversas áreas de conhecimento. A mediação é feita por membros da diretoria da entidade, que se revezam na função.

A próxima edição, no dia 25 maio, será especial, e terá como debatedores representantes de cada segmento da comunidade universitária. “A unidade no front do combate ao Covid-19” será o tema discutido pela aluna da Faculdade de Medicina Giulia Facina, pela Técnica de Enfermagem Maria Tereza e pela professora de Pneumologia Cláudia da Costa.

Desde a penúltima edição, realizada no dia 11 de maio, a transmissão conta com uma intérprete de Libras. A Live desta segunda-feira terá a colaboração da intérprete Tathiana Targine, que também participou do último debate.

Saudadas com entusiasmo pelos participantes e em comentários nas postagens, as Lives da Asduerj – ao que tudo indica – vieram para ficar, mesmo quando a quarentena acabar.