Posses de docentes na Uerj em janeiro de 2021: quem luta conquista!

0
1172

A intensa luta pela posse de docentes ganhou um novo capítulo na última quarta-feira, 06 de janeiro de 2021, quando onze (11) docentes foram empossados/as. Importante registrar o evento, pois se trata, sem dúvida, de um capítulo com final feliz, em um período tão difícil como o que estamos vivendo.

Desde outubro de 2019 as/os concursadas/os aguardavam a posse, que enfim ocorreu após as nomeações serem publicada no Diário Oficial, pela Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc). A cerimônia de posse foi realizada no hall dos elevadores do campus Maracanã pela Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP).

“Julgo que a posse realizada no último dia 6 garante a prática democrática e a autonomia da universidade enquanto instituição do Estado, bem como a conclusão de um processo iniciado em dezembro de 2019, no meu caso específico”, declarou Iamara da Silva Viana, agora devidamente empossada no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE/EDU) e que fez parte da Comissão Organizativa de docentes que lutavam pelas posses, com apoio da Asduerj.

Ainda de acordo com a docente, “para além destas questões, para mim, que sou mulher negra e pertencendo às classes menos abastadas, a posse como professora da Uerj significa romper paradigmas construídos historicamente. Paradigmas, estes, percebidos em diferentes setores sociais, culturais e políticos – hoje chamado de racismo estrutural como aponta Silvio Almeida – que sempre estiveram presentes em meu cotidiano. Ocupar um dos espaços de poder da sociedade brasileira poderá ser um caminho que outros possam trilhar. Afinal, representatividade importa! Aprendi com meus alunos. Não por acaso a Uerj é tão significativa, ela foi a primeira universidade a implementar o sistema de cotas, tornando-se um espaço plural, mas não sem tensões”.

A agora Professora Adjunta da Uerj, Iamara, lembrou que outros colegas ainda aguardam a efetivação: “Nesse longo caminho, entre as provas e a posse, quero destacar a relevância do esforço conjunto de todos os aprovados, bem como da Asduerj, que nos apoiou mesmo ainda não existindo vínculo com a Instituição. Por último, quero destacar que ainda não estamos totalmente satisfeitos, isso só ocorrerá quando todos os nossos colegas aprovados tomem posse e assumam seus cargos como Professores da Uerj.”

Um grupo de aproximadamente 30 docentes aprovadas/dos em concursos aguarda o encaminhamento para publicação e nomeação, sendo que, alguns precisam, ainda, de homologação dos resultados. Seus processos, segundo informações obtidas, pela Asduerj, na Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), encontram-se em andamento nas instâncias internas da Uerj. Ainda de acordo com informações da SGP, após esses passos, serão encaminhados à Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc) para publicação em Diário Oficial, que tem sido realizada de forma lenta. Esses docentes também já se organizam em uma Comissão que luta pelas posses.

A Asduerj já está em contato com essa nova Comissão. Como anteriormente, embora consciente que não detém a representação legal dessas e desses professores, pois ainda não tomaram posse, a Asduerj, em conjunto com a atual Comissão, envidará todos os esforços para que a publicação em Diário Oficial e a posse se realizem. Afinal, sendo um direito, tem de ser cumprido pelo Estado!

A lista de posse da última quarta-feira, dia 06/01/2021, contém docentes dos quatro Centros Setoriais e de várias unidades, como IBRAG; IME; EDU; FGEL; FEN; IFCH; FEN; FFP; ICS; EDU. É muito importante registrar, também, que foi empossada uma (01) técnica laboratorial para o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE)!

Sejam bem vindas/os à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, colegas!

Foto: SGP UERJ – Superintendência de Gestão de Pessoas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here