Advir 40 – 70 anos de Uerj: A universidade na pandemia

0
335

A diretoria da Asduerj (Biênio 2019-2021) tem o prazer de trazer a público a quadragésima edição da Revista Advir, cuja publicação inaugura um novo momento de sua história, pois retoma para sua linha editorial a primazia do debate acerca das questões fundamentais do movimento docente, sublinhando a discussão crítica sobre as políticas públicas no campo da educação superior brasileira e da luta em defesa dos direitos de trabalhadoras e trabalhadores docentes universitários, razão primeira da existência da Asduerj, Seção Sindical do Andes-SN.

No ano em que a nossa universidade completa 70 anos de existência, tivemos o agravamento de problemas antigos e o surgimento de outros novos, em que o destaque evidentemente vai para a questão do abalo provocado pelo advento da pandemia, que obrigou, entre diversas outras coisas, à interrupção das formas “normais” do trabalho educacional. Seguem, assim, nas próximas páginas da revista, três artigos que buscam refletir sobre determinados aspectos desse contexto, como o ensino remoto, a relação entre maternidade, trabalho acadêmico e pandemia e a situação dos trabalhadores terceirizados na Uerj.

Advir traz ainda uma longa entrevista com o sociólogo Ricardo Antunes, na qual são analisadas as novas formas da velha exploração do trabalhador, agora impostas pelo capitalismo de algoritmos, a “uberização” do trabalho. Por fim, fica o nosso profundo agradecimento à inestimável colaboração de todas e todos que, desde o surgimento da revista, em 1992, até hoje, mantiveram este projeto de pé, representados aqui especialmente pelos autores dos textos que formam o escopo desta edição.

Acesse a versão on line ou em PDF.

Boa leitura, boa reflexão!

________________________

Assista também ao debate de Lançamento da Revista Advir 40, o sociólogo Ricardo Antunes (professor da Unicamp), a professora Nívea Silva Vieira, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (Febf/Uerj), e o estudante José Antônio, do Curso de Ciências Sociais da Uerj e militante do Movimento Invisíveis.

A mediação é da diretora da Asduerj e organizadora do número 40 da Revista Advir, professora Amanda Moreira (CAP/Uerj).

Tathiana Targine e Patrícia Langame são as intérpretes de Libras.