Nota de falecimento: Professor Júlio Fortes

0
400

Foi com grande tristeza que recebemos nessa sexta-feira (29/1) a notícia do falecimento do professor aposentado e pesquisador Júlio Domingos Nunes Fortes, do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente (DESMA) da Uerj, que infelizmente não resistiu às complicações da Covid-19.

A Asduerj se solidariza com a família e amigos de Júlio neste momento tão difícil. Muito querido tanto pelo corpo docente, quanto pelo discente, Júlio deixou certamente um legado de grande dedicação ao serviço público.

Como destacado pelo seus colegas de Departamento, o professor se formou como Engenheiro Elétrico pela UFF (1962), obteve o título de MSc em Engenharia Civil pela Universidade de Minnesota-EUA (1973), de doutor em Saúde Pública pela FIOCRUZ (2003), e realizou pós-doutoramento na Universidade do Porto (2010-2011).

Além de lecionar, participou ainda da criação do Mestrado Profissional e Doutorado em Engenharia Ambiental e do Curso de Especialização em Engenharia Sanitária do DESMA. Nos últimos anos antes da aposentadoria, dedicava-se a pesquisas sobre qualidade do ar e impacto sobre a saúde humana.

Júlio Fortes, presente!