
Prezada professora, prezado professor,
As eleições para o biênio 2023-2025 da Asduerj se aproximam: Nos dias 03, 04 e 05 de julho de 2023 (segunda a quarta-feira) ocorrem as eleições para a Diretoria e Conselho de Representantes da Asduerj biênio 2023/2025.
A chapa 1, única inscrita, será a “Asduerj autônoma e classista: ousadia para sonhar, coragem para lutar!”. Na próxima segunda-feira (26/6) haverá uma live especial no YouTube da Asduerj com a apresentação do programa e dos integrantes da chapa. Clique aqui para se inscrever no canal.
Participe do processo eleitoral e exerça o seu direito ao voto! Confira abaixo informações sobre a chapa inscrita e sobre como votar.
Confira os locais e horários de votação (03, 04 e 05 de Julho)
1- MARACANÃ | 8H ÀS 21H | 8H ÀS 21H | 8H ÀS 21H |
2- HUPE/FCM | 9H ÀS 16H | 9H ÀS 16H | 9H ÀS 16H |
3– CAP | 8H ÀS 16H | 8H ÀS 16H | 8H ÀS 16H |
4- FFP | 8H ÀS 20H | 8H ÀS 20H | 8H ÀS 20H |
5- FEBF | 8H ÀS12H E 18H ÀS 20H | 8H ÀS12H E 18H ÀS 20H | 8H ÀS12H E 18H ÀS 20H |
6- PAULO DE CARVALHO | 8H ÀS 16H | 8H ÀS 16H | 8H ÀS 16H |

“Asduerj autônoma e classista: ousadia para sonhar, coragem para lutar!“
Hoje vivemos um cenário em que os ataques ao funcionalismo público caminham a passos largos. Após 2016, principalmente, a classe trabalhadora brasileira vem sofrendo os impactos do aprofundamento neoliberal no Brasil, junto à hegemonia do capital financeiro. A Emenda Constitucional nº 95, a Reforma Trabalhista, A Lei de Terceirização, a Reforma da Previdência e, mais recentemente, o Novo Arcabouço Fiscal, são medidas que vêm sendo apresentadas como soluções falaciosas e representam um ataque frontal às trabalhadoras e trabalhadores. Essas medidas de “austericídio trabalhista” interferem diretamente nas instituições públicas educacionais, nas quais o trabalho tem se tornado cada vez mais precário e sobrecarregado. Nesse contexto de retirada de direitos e precarização, o trabalho docente tem sido fortemente atingido, o que exige uma aguerrida resistência coletiva. Para isso, os sindicatos são cada vez mais importantes e necessários, pois são os instrumentos de luta para tal enfrentamento.
A Sessão Sindical do Andes na Uerj, a Asduerj, representa o corpo docente e seus direitos conquistados desde 1979, data de sua criação. Desde então, exemplos da importância da Asduerj não faltam. Sabemos que a Uerj enfrentou momentos muito difíceis nos últimos anos, deixando de ter o repasse das verbas de custeio, com servidores/as ativos/as e aposentados/as amargando meses de salários atrasados, e professoras e professores substitutos/as e funcionários/as terceirizados/as sem salários. Mesmo diante dessa grave crise que atravessou a universidade (e hoje atravessa com novas dimensões), o nosso sindicato assumiu a condução da resistência e obteve conquistas fundamentais como a aprovação da Lei dos Duodécimos e a conquista da Dedicação Exclusiva como regime de trabalho, permitindo ao corpo docente o regime de aposentadoria tal como se processa nas universidades públicas federais.
Valorizar o nosso sindicato docente significa defendermos coletivamente e com dignidade as conquistas que colocam a Uerj entre as melhores universidades da América Latina e do mundo. Pioneira na política de cotas, a Uerj é referência na construção coletiva do saber para uma sociedade plural e democrática. Nesse quadro, a nossa Chapa “Asduerj Autônoma e Classista: ousadia para sonhar, coragem pra lutar!”, tem como lema a defesa intransigente da universidade pública, com financiamento público, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada. Não faremos concessões quanto a isso, pois a apologia do mercado financeirizado e o empreendedorismo individual, que temos vivido na atualidade, além de representar uma grave ameaça, atinge de forma drástica a ciência e o conhecimento, configurando-os como mercadoria.
A nossa chapa defende que a educação deve ser pensada como elemento libertador e como vetor transformador da qualidade de vida, aspectos incompatíveis com a lógica do mercado. Confrontamo-nos, assim, com qualquer projeto político que queira destruir as universidades públicas, em geral, e a Uerj, em particular, como universidade gratuita, laica e socialmente referenciada. Internamente à Uerj, defenderemos, sem vacilações a existência de uma instituição pública de excelência e, aí sim, com perspectiva de futuro, de expansão e enraizamento na sociedade fluminense. Nesse processo, a exigência de transparência, pela administração central da universidade, nos investimentos em pesquisa e extensão será permanente. Para a concretização dessa concepção, é preciso fortalecer uma relação orgânica do sindicato com a base da categoria docente, assegurando uma gestão participativa e com independência política frente a governos e reitorias.
Nesse sentido, fortalecer o Conselho de Representantes também é vital, pois é o enraizamento da diretoria ampliada da Asduerj que garantirá a participação das unidades na construção das políticas e das ações da nossa seção sindical. Ao mesmo tempo, torna-se necessário construir uma luta nacional, junto às universidades estaduais brasileiras, fortalecendo as ações do Andes-SN na defesa da categoria docente. Para dar fôlego a todas essas ações é imprescindível ter como horizonte ético-político a defesa da valorização docente e das nossas universidades públicas como patrimônio do povo brasileiro!
Conheça os integrantes da chapa candidata
Amanda Moreira (CAp)

Professora adjunta do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-Uerj, sendo docente da unidade acadêmica desde 2015. Doutora em Educação, pesquisadora do Grupo Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses (GPMT-Unicamp) e do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (Colemarx-UFRJ). Desenvolve pesquisas sobre a precarização do trabalho docente na educação básica e superior.
Cleier Marconsin (FSS/Aposentada)

Professora Associada da Faculdade de Serviço Social, aposentada desde 2022.
Pesquisadora e extensionista do Observatório do Trabalho e Políticas Públicas da Faculdade de Serviço Social cuja temática envolve Trabalho, Direitos e Movimentos Sociais. Foi Diretora da Unidade Acadêmica, Conselheira do Consun, esteve na direção da Asduerj em três mandatos.
Frederico Irias (Febf)

Professor Associado da FEBF/UERJ. Doutor em Geografia pela PPGEO/UFF e mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Professor do DEGEO/FEBF. Chefe do Degeo/Febf. Professor (coordenador) do Mestrado Profissional em Psicanálise e Políticas Públicas – CBIO/UERJ. Desenvolve trabalho de extensão em atenção Psicossocial e pesquisa a relação entre política, ciência e psicanálise. Coordena um grupo de estudos chamado Psicogeo junto ao DEGEO/FEBF, cuja finalidade é a consolidação da rede de atenção psicossocial da Baixada Fluminense. Foi diretor da Asduerj em duas ocasiões, como Primeiro Secretário e como Primeiro Vice Presidente.
Luciane Nascimento (Febf)

Luciane da Silva Nascimento, Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF), Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais (DGSE). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Alexandre Ribeiro Neto (Febf)

Em 1999, concluiu graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/ FFP). Em 2006, concluiu Pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco. É mestre em História pela UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010) e doutor pelo PROPEd/UERJ (2015). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Formação de Professores da Faculdade da Baixada (UERJ/FEBF) e também do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura, Comunicação em Periferias Urbanas na mesma instituição.
Dario de Sousa e Silva Filho (ICS)

Professor da UERJ desde 1996, lotado no Instituto de Ciências Sociais pesquisa estratificação da pobreza em áreas urbanas. Coordena dois convênios internacionais sobre o tema. Intensificou sua militância a partir de 2015 e integrou duas direções da Asduerj.
Leandro Moura (Igeog/Dtur)

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) do Departamento de Turismo. É doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – EBAPE/FGV (2012) e mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas – EBAPE/FGV (2007), graduado em Ciências Econômicas pela PUC/SP (1997).
Programa da Chapa “Asduerj Autônoma e Classista: ousadia para sonhar, coragem para lutar!“
- Defender a Universidade Pública, com financiamento público, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada;
- Fortalecer um sindicato autônomo, democrático, classista e de luta pela base;
- Colocar centralidade na luta pela valorização e respeito à profissão docente e na defesa de melhores salários e condições de trabalho;
- Lutar pelo direito aos triênios para as novas e novos servidores públicos estaduais do Rio de Janeiro, em unidade com as demais categorias da Uerj e do estado do Rio de Janeiro;
- Defender os direitos dos aposentados/as e lutar por garantias iguais na aposentadoria a todas e todos os/as servidores/as;
- Retomar a luta por recomposição, reajuste salarial e data-base, reforçando palavra de ordem aprovada em Assembleia Docente de que “nenhum docente deve ganhar abaixo do piso”;
- Analisar a carreira docente na Uerj, pensando em melhorias para as diferentes categorias;
- Lutar para que a Uerj realize mudanças nos concursos públicos para docentes, de forma a cumprir a legislação que garante cotas para negros e pessoas com deficiência;
- Lutar contra todas as formas de precarização do trabalho em todos os setores da universidade, como as terceirizações e os contratos temporários, em defesa de concursos públicos para servidoras e servidores;
- Respeitar e acolher as proposições da base, no que diz respeito à realização de lutas e eventos acadêmico-sindicais;
- Fortalecer uma concepção classista de direção do sindicato, no sentido de fortalecer o combate ao ideário neoliberal que permeia as relações de trabalho e administrativas na atualidade, incluindo entidades sindicais;
- Lutar contra o assédio em todos os espaços de trabalho;
- Promover ações relacionadas à saúde mental para a categoria docente;
- Lutar contra todas e quaisquer formas de preconceito e de discriminação como racismo, homofobia, capacitismo, misoginia, etarismo e outras, combatendo a segregação decorrente desses preconceitos de forma geral e específica nas atividades e práticas na Uerj;
- Defender a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
- Exigir mecanismos ativos de controle social e transparência de recursos públicos envolvidos em ações de extensão e pesquisa, desenvolvidos pela UERJ, advindos de ações governamentais de descentralização financeira, da mesma forma como existem, historicamente, para os projetos acadêmicos de extensão e pesquisa, em nossa universidade;
- Defender a participação de Docentes, Técnicos-universitários e Estudantes, bem como dos órgãos superiores da Universidade, nas decisões sobre a expansão da Uerj;
- Participar de seminários, eventos, encontros regionais, estaduais e nacionais do Andes-SN, buscando a integração nos espaços do sindicato nacional, com ampla divulgação na base;
- Participar de diferentes fóruns da sociedade que tratem da defesa de direitos;
- Fortalecer a relação com Movimentos Sociais e Populares em defesa de direitos, em nível local e nacional, discutindo e formulando ações conjuntas;
- Lutar contra o denominado “Novo Ensino Médio” em conjunto com os Movimentos em defesa da Educação
- Lutar pela continuidade das Cotas e pelo fortalecimento de programas de permanência estudantil nas universidades públicas em geral e na Uerj em particular;
- Aprimorar os meios de comunicação da Asduerj junto à base da categoria;
- Desenvolver atividades de formação de quadros para o movimento sindical;
- Construir os GTs do Andes-SN na Uerj;
- Promover e apoiar ações culturais na universidade, viabilizando a integração da comunidade acadêmica;
- Lutar por creches e espaços de acolhimento;
- Apoiar as lutas por bandejão em todos os campi e por moradia estudantil;
- Realizar campanhas permanentes de filiação à Asduerj;
- Aprimorar permanentemente os mecanismos, já existentes, de atualização das contribuições de associados/as, melhorando a situação financeira da Asduerj.
Clique aqui para seguir o perfil da chapa candidata no Instagram