Comissão Organizadora de aposentadas e aposentados da Asduerj apresentará pauta de reivindicações à futura Reitoria

0
295

A Comissão Organizadora de Aposentadas e Aposentados da Asduerj se reuniu na última quinta-feira, 30/11, na sede de seção sindical, para definir o cronograma de atividades para os próximos meses.

Um dos primeiros pontos da agenda será a requisição de uma reunião com a futura Reitoria da Uerj para discutir a pauta de reivindicações destes docentes.

O direito a permanecer com acesso a equipamentos da Uerj, como o bandejão, as bibliotecas, o estacionamento e portais da universidade estão entre as demandas expressas na primeira plenária de base da Asduerj com aposentadas e aposentados, realizada no último dia 5 de outubro.

A pauta inclui ainda o direito a votar para a Reitoria e a inclusão do auxílio-saúde no contracheque, possibilitando a sua inclusão nos proventos de aposentadoria. Reivindica-se também que as propostas de assistência à saúde da comunidade universitária sejam extensivas a aposentadas e aposentados.

A solicitação de reunião com a futura Reitoria deverá ocorrer logo após uma nova plenária com o segmento, que será agendada para o início do próximo ano. O convite à plenária será a todas e todos, com ênfase para as aposentadas e os aposentados e aquelas e aqueles que devem se aposentar ainda em 2024.

Encontro Artístico-Cultural ocorrerá em maio, mês de aniversário da Asduerj

A criação de espaços de sociabilidade tem sido uma das prioridades da Comissão Organizadora de Aposentadas e Aposentados da Asduerj. Um destes espaços será o Encontro Artístico-Cultural em que estas e estes docentes poderão apresentar sua produção intelectual e artística. O evento, que deveria ter ocorrido em dezembro de 2022, foi adiado, devido ao significativo aumento dos casos de Covid-19 no Estado, naquele momento.

“A proposta é realizar nosso encontro em maio, mês de aniversário da Asduerj, quando poderemos também fazer uma homenagem as fundadoras e fundadores da nossa entidade, muitas foram docentes aposentadas/os como nós”, defendeu a vice-presidente da Asduerj, Cleier Marconsin.

A realização de um seminário que discuta o direito à aposentadoria e à seguridade social foi outra proposta debatida no evento. A presidente da Asduerj, professora Amanda Moreira, que participou, em Brasília, no último final de semana, da reunião do GTSSA – Grupo de Trabalho Seguridade Social / Assuntos de Aposentadoria do Andes-SN defendeu a proposta do evento, que seria destinado a toda comunidade universitária.

“Precisamos falar sobre o direito à aposentadoria e o que os trabalhadores e trabalhadoras perderam com as sucessivas reformas da previdência, promovidas pelos últimos governos. Não podemos naturalizar a perda destes direitos”, destacou.

Para o professor José Carlos Xavier, um dos membros da Comissão, esta é uma luta que diz respeito a todos, mas principalmente aos que ainda estão em atividade. “Precisamos trazer estas pessoas para este debate, que é fundamental”.

Artigo anteriorAsduerj se reúne com chapas candidatas à Reitoria e exige que a futura Administração cumpra legislações que regulamentam carreira docente na Uerj
Próximo artigoPróxima terça-feira!