A comunidade da Uerj foi surpreendida no dia 24/7, em pleno recesso acadêmico, pela publicação do Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda) 038/Reitoria/2024, que “estabelece compromissos acadêmicos mínimos para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil de graduação”.
O Aeda apresenta, de fato, cortes significativos nas bolsas para estudantes em vulnerabilidade social, como a restrição do Auxílio-Alimentação aos e às discentes cujos cursos tenham sede em campi que ainda não possuam Restaurante Universitário, além de criar dificuldades burocráticas para a comprovação de renda de um conjunto significativo de quem estuda na nossa universidade.
A Uerj se orgulha de seu projeto inclusivo, que envolve não só um compromisso com uma visão de educação e produção de conhecimento. A Uerj forjou sua identidade e diferencial pelo seu compromisso com um projeto de sociedade. Nossos estudantes representam a viva esperança de justiça social, representada nas políticas que são parte integrante da sua formação educacional e ética. Qualquer recuo nesse projeto de universidade e, portanto, de sociedade deve ser evitado. Nossa vocação é a inclusão.
A Asduerj apoia a continuidade e expansão das políticas de apoio Estudantil e espera que haja diálogo e reflexão entre estudantes e administração da universidade para que sigamos firmes sem nenhum direito a menos. A Asduerj diz Não aos cortes e restrições!
#Paratodosverem: foto da manifestação estudantil no dia, 26/7, no campus Maracanã da Uerj. Fim da descrição.