O Andes-Sindicato Nacional vem manifestar seu mais veemente repúdio à ação arbitrária e violenta do Estado de Israel, que, no dia 9 de junho de 2025 (madrugada de segunda-feira no horário local), interceptou o barco “Madleen” da Coalizão Flotilha da Liberdade em águas internacionais, detendo ilegalmente seus 12 tripulantes, incluindo o ativista brasileiro Thiago Ávila. A flotilha levava ajuda humanitária à população palestina cercada na Faixa de Gaza, em uma ação de solidariedade internacional amplamente reconhecida por organismos de direitos humanos em todo o mundo.
Denunciamos a escalada das violações sistemáticas cometidas pelo governo de Israel contra o povo palestino e seus(suas) apoiadores(as), numa evidente afronta ao direito e aos princípios de solidariedade internacionais. A detenção dos(as) tripulantes é mais um capítulo da política de apartheid e cerco imposta ao povo palestino na Faixa de Gaza, que sofre com intenso bloqueio perpetrado por Israel, impedindo a entrada de ajuda humanitária desde março de 2025 para a população em Gaza, ampliando a política genocida de Netanyahu.
Exigimos a libertação imediata e incondicional de todos(as) os(as) tripulantes de “Madleen”, bem como a garantia de sua integridade física e moral. Diante da gravidade dos fatos e do contínuo desrespeito de Israel às resoluções da ONU e aos direitos fundamentais dos povos, o Andes-SN defende que o Estado brasileiro, em todas as instâncias, rompa imediatamente as relações diplomáticas, comerciais, militares e acadêmicas com Israel, como forma de pressionar pelo fim do genocídio e pelo respeito aos direitos do povo palestino.
O Andes-SN reafirma seu compromisso histórico com a autodeterdeterminação dos povos e da solidariedade ativa entre os(as) trabalhadores e trabalhadoras do mundo. Pelo fim do genocídio do povo palestino e por sua autodeterminação! Pelo cessar fogo imediato! Pelo desbloqueio de Gaza! Pela ruptura das relações diplomáticas com Israel! Reafirmamos: não é guerra, é genocídio!
Brasília (DF), 9 de junho de 2025.
Diretoria do ANDES – Sindicato Nacional
(Foto: Reprodução/Reuters )
#Paratodosverem: Foto colorida com detalhe da Flotilha pela Liberdade, com uma mulher e homena na proa entre bandeiras da Palestisna hasteadas e uma faixa com a inscrição “For the children of Gaza”. A foto mostra ainda parte de um grafite no casco da embarcação, com a inscrição “Free Palestina”. Fim da descrição.