Nota da Assembleia Docente Virtual de 16 de julho de 2021

0
529

A Assembleia Docente Virtual da Asduerj manifesta sua grande preocupação com o desenvolvimento de atividades presenciais que promovam risco de aglomeração durante a pandemia. Isso ocorrerá, certamente, com a realização do vestibular, marcada para domingo, 18 de julho, a qual não foi precedida de uma proposta de segurança sanitária amplamente debatida pela comunidade da UERJ.

Destacamos que o risco de aglomeração está na contramão do que preconiza a “Nota Técnica da própria Comissão para acompanhamento e suporte à tomada de decisão sobre o coronavírus no âmbito da UERJ”, de 27/03/2021, que trata da “Avaliação de Risco e Instrumentos para Apoio à Tomada de Decisão na Resposta à Pandemia de COVID-19 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro”. A referida nota, considerando diferentes indicadores estratégicos com vistas a “auxiliar o Reitor na adoção de medidas, de modo a reduzir o número de servidores afetados, além de mitigar as consequências sociais e econômicas negativas”, ao final, traz, dentre várias recomendações a “Proibição de qualquer evento de aglomeração”.

Nesse mesmo caminho, a Assembleia considera ser urgente a construção de um plano norteador para o retorno das atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Não podemos aceitar desigualdade entre Campi e Unidades Acadêmicas no retorno presencial dessas atividades, que são tão aguardadas, pela categoria docente, mas também pelo conjunto da Universidade.

Queremos voltar, mas queremos voltar juntos!

Queremos voltar, mas queremos um retorno com segurança sanitária!

Em primeiro lugar, a vida!

#ParaTodosVerem: Fotografia em preto e branco de estudantes aglomerados na entrada principal do Pavilhão João Lyra Filho, no Campus Maracanã da Uerj. Na parte inferior da imagem, sobre uma tarja branca, está escrito em letras pretas: “Vestibular Uerj 2021”. Nas extremidades superiores e inferiores desenhos de uma estrutura esférica, com as espículas de proteína, que representam o coronavírus. Fim da descrição.

Artigo anteriorÉ hora de intensificar a luta em defesa dos direitos e pela recomposição salarial!
Próximo artigoAssembleia aprova luta por recomposição salarial e Documento Norteador para Retorno Seguro