Luta por recomposição salarial: Asduerj e Sintuperj convocam comunidade da Uerj para Ato contra calote de Cláudio Castro

0
1739

Na primeira reunião conjunta do ano, as direções da Asduerj e do Sintuperj discutiram nesta terça-feira, 5/3, a participação da comunidade da Uerj no ato unificado do Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Fosperj).

A manifestação acontecerá no dia 13/03, às 10 h, no Palácio Guanabara. A principal reivindicação será o pagamento da 2ª e da 3ª parcela da recomposição acordada com Cláudio Castro em 2021. Servidoras e servidores cobrarão também a abertura de negociações para tratar da defasagem salarial e da garantia de direitos que foram retirados do funcionalismo.

A Asduerj está convocando para a próxima segunda-feira, 11/3, uma assembleia da categoria docente. Entre os pontos de pauta estará um indicativo de paralisação para o dia do ato. A assembleia acontecerá no campus Maracanã (Aud. 71), às 16h.

No encontro desta terça, ficou acordada também a realização de um ato na universidade no dia 12/3, às 12h, no hall do Queijo, campus Maracanã. O objetivo será mobilizar a comunidade para a manifestação no Palácio Guanabara, que terá como item de pauta o pleno financiamento público da educação e da saúde.

Regime de Recuperação Fiscal achatou orçamento das instituições públicas, denuncia Fosperj

O Fosperj divulgou em sua página oficial um manifesto de convocação para o ato, lembrando que, nos últimos anos, o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) achatou o orçamento das instituições públicas, em especial nas áreas da educação e da saúde.

“Estamos em ano de revisão do RRF, uma janela de oportunidade para buscarmos saídas para a inclusão dos servidores e servidoras no orçamento estadual, para resgate das inúmeras perdas em nossos salários e direitos que foram retirados”, conclama o documento. Leia o texto na íntegra.

Ainda na tarde desta terça-feira, representantes de entidades que compõem o Fórum se reuniram na sede do Sepe/RJ para fechar detalhes da manifestação. Saiba mais em breve.

Fique de olho e participe da assembleia e das manifestações pela recomposição salarial e luta por direitos!

Artigo anteriorRecomposição Salarial: Servidores estaduais voltam às ruas no dia 13 de março contra calote de Cláudio Castro
Próximo artigoProposta de paralisação no dia 13/3 estará na pauta da próxima Assembleia Docente