Asduerj acompanha preparação para retorno presencial do CAp-Uerj

0
203
Novas instalações do CAp Uerj

A Comissão para avaliação, planejamento e implementação das ações necessárias ao retorno presencial na UERJ, da Pró-Reitoria de Saúde (PR5), realizou nesta quarta-feira, 24/11, uma visita às novas instalações do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues Silveira (CAp-Uerj) para acompanhamento das ações de preparação da unidade para o retorno presencial das aulas a partir do dia 1º de fevereiro de 2022, bem como da primeira experiência de testagem para rastreamento de casos assintomáticos na unidade. A Asduerj acompanhou a visita.

Embora ainda não tenha sido realizada a aferição das condições físicas e ambientais para delimitação da capacidade máxima de ocupação dos espaços, observamos que as salas de aula possuem ventilação natural e devem comportar a demanda da unidade, com manutenção do distanciamento mínimo de 1 metro. Entretanto, um dos principais desafios apontados pela direção do CAp será o atendimento à demanda de estagiários dos cursos de licenciatura da Universidade, que aumentaria a ocupação destes espaços. Além disso, há preocupação com o fornecimento de EPIs, em especial de docentes da Educação Especial, que atendem estudantes com deficiências, transtornos e outras necessidades especiais, para os quais é facultada a utilização de máscaras. E, também, com a realização de testagem de rastreamento no retorno às aulas, para detecção de casos assintomáticos, considerando que grande parte dos estudantes não são público-alvo do programa nacional de imunização. Segundo o professor Thiago Correa Almeida, diretor do CAp, a data de entrega das obras pela Prefeitura do Campus está marcada para o dia 20/01.

Testagem é ação fundamental para segurança da comunidade acadêmica

Servidores/as e terceirizados/as do CAp foram convidados para participar na terça, 23, e quarta-feira, 24, de uma testagem para Covid-19. Não houve casos positivos entre os 165 voluntários. Apesar dos dados serem animadores, a diretora da Asduerj, Daniele Brandt, destacou que, por se tratar de um evento teste, a amostra não representa a diversidade do público que estará em circulação na unidade após o retorno às aulas presenciais e, portanto, a realização de testagem semanal, como proposto no Documento Norteador da Asduerj, Sintuperj e DCE, é uma ação fundamental para a segurança da comunidade acadêmica. Também ressaltou que, por decisão da Assembleia Docente, a Asduerj seguirá acompanhando as ações de preparação de Universidade para o retorno presencial seguro e que, nos próximos dias, divulgará um canal de comunicação para que a categoria informe se as medidas de segurança serão observadas.

A visita da Comissão da PR-5 foi conduzida pelo Diretor do CAp-Uerj, professor Thiago Corrêa Almeida, e pela Vice-Diretora, professora Cláudia Hernandez Songo. Participaram ainda o professor Alexandre Bello, Coordenador da Comissão da PR-5, a servidora Patricia Simas, da Divisão de Segurança do Trabalho da Dessaúde, a professora Andrea Fernandes, assessora do Gabinete da Reitoria, e a professora Patrícia Braun, membro da Comissão da PR-5 pelo CAp.

A Asduerj considera fundamental que esta iniciativa seja generalizada para todas as unidades e campi. Através de seus representantes na Comissão da PR-5, Professora Daniele Brandt e Professor Leandro Moura, que também participaram da visita, a Asduerj vai defender e propor tal generalização.


Imagem do prédio: CTE/Uerj

#ParaTodosVerem: A primeira imagem é uma vista aérea das novas instalações do CAp/Uerj, com um conjunto de prédios formando um L e ao centro uma quadra de esportes, algumas árvores e prédios da vizinhança também estão na imagem. A segunda imagem é do interior de uma quadra desportiva. Em primeira plano, uma mulher, de calça verde e camisa florida, conversa com outra que usa um jaleco rosa e touca branca. Elas estão próximas a uma mesa com papéis e material de testagem. Outra mulher com jaleco verde está de pé em frente à mesa. No fundo da imagem, há pessoas sentadas em cadeiras aguardando para serem testadas para covid-19. Outras pessoas de pé auxiliam os procedimentos. Todos na imagem estão de máscara. Fim das descrições.

Artigo anterior“Somos 100% a favor da integração e da incorporação da Uezo à Uerj”, declara presidente da Asduerj em audiência na Alerj
Próximo artigoPagamento de Auxílio Tecnológico II é autorizado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here