Coletivo Pré-congresso e GT Local do Andes-SN realizam primeira reunião de trabalho na Asduerj

0
224

Aconteceu na última terça-feira, 14/11, na sala da Asduerj, a primeira reunião do Coletivo Pré-congresso do Andes-SN.

O grupo foi constituído na última assembleia docente e tem por objetivo discutir as temáticas e o Caderno de Textos do 42º Congresso do Sindicato Nacional, que acontecerá entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março de 2024, na cidade de Fortaleza (CE).

O congresso é a instância máxima de deliberação do Andes-SN e, em sua próxima edição, terá como tema central “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”.

O Coletivo volta a se reunir no dia 18 de dezembro, às 14h, na sala da Asduerj e está aberto a participação de toda a categoria.

GT local do Andes-SN

A reunião da última terça também deu início às atividades do Grupo de Trabalho Local do Andes-SN na Asduerj. Neste primeiro encontro, foi definida a criação de uma cartilha sobre a recomposição salarial.

Os Grupos de Trabalho (GTs) do Andes-SN são espaços de formação sindical não deliberativos, responsáveis por contribuir com a formulação política e também auxiliar a diretoria do Sindicato Nacional, como define o Andes-SN em sua página oficial.

Os GTs são espaços para o debate de questões relacionadas à educação, à ciência e tecnologia, meio ambiente, classe, raça e gênero, ao sindicalismo e à própria organização da categoria. Atualmente, o ANDES-SN conta com 11 grupos de trabalho. Veja quais são.

“Por enquanto não faz sentido a gente desmembrar o Grupo de Trabalho da Asduerj em GTs temáticos. Vamos manter todo mundo num único grupo, que está aberto a novos integrantes. No futuro, poderemos repensar esta configuração”, avaliou a presidente da Asduerj, Amanda Moreira.

O GT também está responsável pela organização de um ato que vincula a campanha salarial às manifestações antirracistas do novembro negro, conforme deliberação da última assembleia docente. A atividade deverá acontecer na Uerj, no próximo dia 24, antes da abertura do Encontro da Regional Rio do Andes-SN, agendado para as 14h, na Capela Ecumênica.

A próxima reunião do GT será junto a do Coletivo Pré-congresso, no dia 18, também às 14h, na Asduerj.

Artigo anteriorPelo fortalecimento da democracia universitária
Próximo artigoAsduerj convida chapas candidatas à Reitoria, no segundo turno, para rodada de conversa