Consun amplia sua composição e aprova integração de técnico-administrativos ao Csepe

0
1731

Em um dia histórico para a consolidação dos fóruns de representação democrática na Uerj, o Conselho Universitário (Consun) aprovou, em sessão extraordinária, nesta sexta-feira, 7/2, a inserção dos servidores técnico-administrativos no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe). A decisão que alterou o estatuto da universidade contempla uma legítima demanda da categoria que aguardava há quase dois anos por esta Resolução do Consun.

A sessão deliberou ainda pela ampliação da bancada estudantil e dos técnico-administrativos no Consun e pela criação da representação dos alunos de pós-graduação stricto sensu nos dois Conselhos.

Apesar de mantida a controversa proporção determinada pela LDB de 70% de representação docente e 15% para cada uma das demais categorias, a Resolução foi comemorada como um aprimoramento da representatividade nos conselhos superiores.

Nova reitoria se compromete com transparência e orçamento participativo

Antes da sessão extraordinária, o Consun realizou a sessão ordinária de fevereiro, que marcou o início do novo Reitor, Ricardo Lodi, na presidência do fórum.

Lodi abriu a sessão com um relato do que foi realizado no seu primeiro mês na reitoria, comprometendo-se com uma gestão transparente e com a ampliação dos canais de participação. Lembrou ainda que a partir de 2020, a Uerj passará a ter autonomia administrativa com o repasse em duodécimos de 100% do orçamento aprovado pela Alerj.

Congresso universitário deverá ser realizado no segundo semestre de 2020

A realização de um Congresso universitário para propor teses à mudança de estatuto da universidade, uma das promessas de campanha da atual Reitoria, também foi colocada em pauta na sessão. O conselho iniciou a discussão da constituição da Comissão Especial que analisará a Resolução da eleição para o Congresso.

O Conselho aprovou ainda o calendário eleitoral para os Conselhos Superiores – pleito que deverá ser concomitante à escolha dos delegados ao Congresso – e a Comissão Eleitoral formada pelos diretores dos Centros Setoriais.

Artigo anteriorFórum reivindica à Alerj derrubada dos vetos de Witzel à recomposição salarial dos servidores
Próximo artigoPlenárias do 39º do Congresso do Andes pautam DE e Carreira Docente