Diretoria da Asduerj se reúne com reitoria para articular ampla defesa da constitucionalidade da Dedicação Exclusiva

0
575

A diretoria eleita da Asduerj esteve na manhã desta segunda-feira (14/8) em reunião com a reitoria da Uerj. O encontro marcou uma apresentação formal da nova diretoria, e tratou também de diversos temas sensíveis à categoria, em especial da defesa da constitucionalidade da Dedicação Exclusiva como regime de trabalho.

O reitor Mario Carneiro afirmou que essa também é uma preocupação da universidade, garantindo estar tomando providências internas do ponto de vista institucional. O Procurador da Uerj, Jairo Henrique de Oliveira, chefe de gabinete da Reitoria, também esteve presente na reunião e destacou que está em contato com a procuradoria da Alerj para assegurar a constitucionalidade.

A Asduerj apresentou uma nota em defesa da Dedicação Exclusiva, que será apresentada na próxima sessão do Conselho Universitário (Consun), nesta sexta-feira (18/8), às 10h. “Convidamos a categoria para estar presente na sessão, para que a iniciativa seja aprovada, e que esta nota seja posteriormente encaminhada para todos os desembargadores e desembargadoras que estarão fazendo o julgamento desta ação de inconstitucionalidade na próxima segunda-feira (21/8)”, declarou Amanda Moreira, presidenta da Asduerj.

Vigília na próxima segunda-feira

O julgamento da Representação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei 8267/2018, que extinguiu o Adicional de Dedicação Exclusiva e passou a sua remuneração para o vencimento base, possibilitando que fizesse parte dos proventos de aposentadoria, foi iniciado no dia 10 de Julho e interrompido por um pedido de vistas no processo.

A Lei, que garante a Dedicação Exclusiva como Regime de Trabalho, foi contestada por uma ação do ex-governador Wilson Witzel, em 2019, quando então lhe foi negada uma liminar pelo relator do processo, desembargador Custódio Tostes. Só agora o mérito foi levado a julgamento pelo plenário do órgão especial do TJRJ. A votação interrompida será retomada na próxima segunda-feira, 21/8. O placar por enquanto é de 4 votos contrários e 2 favoráveis à Representação de Inconstitucionalidade, entre estes o do relator do processo.

A Asduerj convoca desde já toda categoria docente a comparecer na próxima sessão do Consun, na sexta-feira (18/8), às 10h, na Plenária dos Conselhos – 7° andar Bloco F do Campus Maracanã, sendo no 8ª andar a entrada para acompanhar a sessão a partir da galeria.

Além disso, é de extrema importância a presença das professoras e professores da Uerj na vigília em frente ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) no dia do julgamento, segunda-feira, 21/8, a partir das 13h. Tribunal de Justiça fica localizado na Avenida Erasmo Braga, 115, e a concentração será na entrada principal, na Avenida Primeiro de Março.

Artigo anteriorNota da Asduerj em solidariedade aos profissionais da Educação da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro
Próximo artigoNOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM DEFESA DO REGIME DE TRABALHO DE TEMPO INTEGRAL COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DO(A)S DOCENTES DA UERJ