Encontro na Uerj reúne líderes políticos e aponta fortalecimento do campo progressista

0
304

Ontem à tarde, 30/3, na Concha Acústica Franco da Uerj ocorreu o encerramento do “Encontro Internacional Democracia e Igualdade: Para um modelo solidário de desenvolvimento”. O encontro, organizado pela Uerj e pelo grupo Puebla, reuniu durante dois dias (29 e 30) intelectuais e personalidades políticas da América Latina e da Espanha.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dos participantes do evento, é hoje uma força importante no que parece ser uma reconfiguração do campo progressista na América Latina. Uma perspectiva, no entanto, que não dependerá, como se sabe, unicamente de vitórias eleitorais, mas sobretudo da reversão de políticas ultraliberais que imperaram na região nos últimos anos, em especial no Brasil.

A construção de um “modelo solidário de desenvolvimento”, como aponta o tema central do encontro, pressupõe, do ponto de vista das universidade, investimentos em infraestrutura, valorização do salário de professores e demais servidores e ao fim de regimes de recuperação fiscal. Mostra-se necessária também a reversão de políticas que degradam “por dentro” seu caráter propriamente público, como a prestação de serviços para entes privados e a administração empresarial de suas unidades de saúde, via Ebserh.

O evento desta quarta-feira na Concha Acústica também foi marcado pela renúncia do Reitor da Uerj, professor Ricardo Lodi, que deverá concorrer a um cargo parlamentar nas eleições de outubro. No seu lugar, tomará posse hoje, 31/3, o seu vice, professor Mário Sérgio Alves Carneiro. A diretoria da Asduerj saúda a nova reitoria, de quem espera investimentos duradouros, estruturais e democráticos na nossa universidade.

Artigo anterior
Próximo artigoSalários de docentes da Uerj necessitariam de reajustes de até 150% para recuperar poder de compra de 2001