Salários de docentes da Uerj necessitariam de reajustes de até 150% para recuperar poder de compra de 2001

0
2512

Um estudo solicitado pela Asduerj ao Dieese – Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – fez uma análise da evolução salarial de docentes auxiliares e adjuntos da Uerj no período de abril de 2001 (data em que foi conquistada a última recomposição de perdas inflacionárias) até janeiro de 2022.

O estudo acompanha os salários destas categorias de docentes, para aferir a alteração no seu poder de compra, comparando-os à evolução do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC-IBGE) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-IBGE), que, neste período, apresentaram uma variação de, respectivamente, 274,54% e 260,40%.

A análise do Dieese considerou as majorações nos vencimentos base promovidas pela Lei 5.343/2008, que reestruturou a carreira docente na Uerj, e pela Lei 7.423/2016, que aperfeiçoou o regramento de 2008, criando níveis nas categorias de auxiliar e assistente, e estabelecendo novos pisos para salários e proventos. Verifica-se então que os salários dos professores e professoras Auxiliares e Adjuntos, neste período, foram reajustados em 49,73% e 57,95%, respectivamente. Veja tabela a seguir.

O estudo conclui que, seguindo o INPC-IBGE, seria necessário um reajuste de 150,14% em janeiro de 2022 para que os salários dos professores Auxiliares recuperassem o poder de compra da data da última recomposição em abril de 2001. Caso seja considerado o IPCA do mesmo período, o reajuste necessário seria de 140,70%.

No caso dos adjuntos e adjuntas, segundo o INPC-IBGE, para que retornassem ao mesmo poder de compra de abril de 2001, o reajuste sobre os salários de janeiro de 2022 deveria ser de 137,12%. Considerando-se o IPCA-IBGE, 128,17%.

Na última semana, a Asduerj divulgou com o Sintuperj uma nota em que os dois sindicatos reafirmam seu compromisso com a luta unificada pela recomposição da defasagem histórica dos salários de trabalhadores e trabalhadoras da universidade, para além dos ganhos proporcionados por auxílios de abrangência limitada e conquistas pontuais nas carreiras.

Artigo anteriorEncontro na Uerj reúne líderes políticos e aponta fortalecimento do campo progressista
Próximo artigoEm reunião com novo reitor, Asduerj discute retorno presencial, DE e direitos dos substitutos