Repúdio à truculência da PM contra manifestação de estudantes da Uerj

0
266

A Asduerj manifesta seu repúdio à forma truculenta pela qual agentes da Polícia Militar tentaram reprimir um justo e legítimo protesto de estudantes da Uerj na noite da última terça-feira, 12/9.

A manifestação estudantil contra o atraso no pagamento das bolsas de auxílio permanência ocupava, de forma pacífica, parte da Rua São Francisco Xavier, em frente ao campus da Uerj, no Maracanã, quando, por volta das 21h, agentes da PM abordaram de forma violenta os manifestantes, usando gás lacrimogênio para dispersá-los.

A ação policial remete a um cotidiano em que a violência foi instituída como procedimento padrão da ação do Estado sobre a parcela da nossa juventude pobre, preta e de periferia. Não é só direitos e oportunidades que lhes são negados, mas, no limite, a própria vida.

A Asduerj reitera sua solidariedade a nossos estudantes e se coloca junto a eles, na luta, pelo direito às garantias da sua permanência na universidade. Pelo imediato pagamento das bolsas e auxílios! Não ao extermínio da nossa juventude pobre e preta!

#Paratodosverem: foto colorida da manifestação os estudantes na rua São Francisco Xavier durante a noite da terça-feira. Fim da descrição.

Artigo anteriorAssembleia discute condições de trabalho, aprova mobilização pela base e manifesta apoio a estudantes
Próximo artigoAsduerj e Sintuperj discutem campanha em defesa da Uerj e debate com candidaturas à Reitoria