MST: 40 Anos de Transformação Social

0
192

Nesta segunda-feira (22/1) celebramos os 40 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), uma chama incansável na busca por justiça social e reforma agrária no Brasil. A Asduerj parabeniza os integrantes do MST por sua dedicação e coragem ao longo dessa jornada, enfrentando inúmeros desafios e construindo um legado de resistência.

Fundado em 1984, durante o 1º Encontro Nacional, em Cascavel-PR, o MST transcende a luta pela terra, sendo uma voz que clama por igualdade no campo e pela construção de um Brasil mais justo. São quatro décadas de histórias de vida, conquistas e superações, unindo forças em prol de um país onde a distribuição de terras seja sinônimo de oportunidade para todos.

A data será celebrada nas cinco regiões do país especialmente nas áreas de assentamentos e acampamentos. Estão previstas atividades como o plantio de árvores, criação de bosques, dinâmicas pedagógicas nas escolas do campo recuperando a memória e história de luta, além de eventos festivos musicais.

“Para nós é importante comemorar porque nesses 40 anos fomos aprendendo com nossa própria história, temos métodos de luta, princípios organizativos e buscamos o cultivo de valores humanistas. Celebrar nos traz ainda mais o desafio de continuarmos preservando a natureza, a terra e a diversidade como sinal da vida. Celebrar o aniversário tem o significado de estarmos vivos, cultivando a luta, valores humanistas e produzindo alimentos saudáveis para alimentar muitos povos”, declarou Rosmeri Witcel, diretor nacional do MST.

Neste aniversário, expressamos nosso reconhecimento à dedicação daqueles que ao longo dos anos se comprometeram com o MST, um movimento que tem sido transformador. Que as próximas décadas sejam marcados por mais resistência, conquistas e avanços, inspirando novas gerações a se unirem pela construção de um Brasil mais solidário no campo e nas cidades.

Foto: Tarcísio Nascimento (Divulgação/MST)

Artigo anteriorCerimônia de transmissão de cargos da Reitoria e posse de diretores lota Teatro Odylo Costa Filho
Próximo artigoAsduerj celebra o Dia Nacional das Aposentadas e dos Aposentados