Asduerj celebra o Dia Nacional das Aposentadas e dos Aposentados

0
114

Nesta quarta-feira (24/1) celebramos o Dia Nacional das Aposentadas e dos Aposentados. A data coincide também com os 101 anos da Previdência Social no Brasil, instituída no país em 24 de janeiro de 1923. Neste dia unimo-nos em solidariedade com as diferentes categorias do funcionalismo público em todo o país, na luta por importantes conquistas.

O Dia Nacional das Aposentadas e dos Aposentados foi instituído pela Lei 6.926/81, como forma de homenagem às trabalhadoras e trabalhadores que dedicaram tantos anos de suas vidas ao serviço e à luta por direitos e por melhores condições de trabalho.

As lutas dizem respeito à defesa da Previdência Social, abolição da contribuição previdenciária para aposentadas e aposentados, busca da integralidade das aposentadorias e a recomposição justa da remuneração para garantir a equiparação salarial entre ativas, ativos, aposentadas, aposentados e pensionistas.

Entre outras pautas essenciais, destacamos ainda a reversão da Reforma da Previdência, a rejeição da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20 (Contrarreforma Administrativa), e a defesa intransigente por serviços públicos gratuitos e de qualidade.

A Asduerj saúda todas e todos docentes aposentados que tanto colaboraram para a história da nossa Uerj. Entendemos que este Dia de Luta é um chamado à ação coletiva, uma manifestação da nossa determinação em construir um futuro mais justo e equitativo para todas e todos – aposentados ou ainda não.

Juntos, reafirmamos nosso compromisso com a justiça social e a dignidade na aposentadoria.

Artigo anteriorMST: 40 Anos de Transformação Social
Próximo artigoArgentina realiza primeira Greve Geral contra governo ultraneoliberal de Javier Milei