Asduerj observa protocolos de segurança sanitária no retorno às atividades presenciais na Uerj

0
509

A diretoria da Asduerj esteve no campus Maracanã na última quarta-feira, 1º/12, dia que marcou o retorno oficial das atividades presenciais na Uerj. Ao percorrer os andares, foi possível observar uma relativa movimentação no pavilhão João Lyra Filho, no Haroldo Lima Lisboa (Haroldinho) e no Prédio dos Alunos (Centro Cultural da Uerj/Coart). Algumas questões com relação aos protocolos de segurança sanitária chamaram a nossa atenção. Veja a seguir:


  • A triagem na entrada do Pavilhão principal está funcionando relativamente bem, sendo necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid. Há computadores instalados para consulta à base de dados da pesquisa vacinal na Uerj, nas duas entradas do Pavilhão João Lyra Filho, mas que não oferecem possibilidade de consulta ao ConecteSUS para quem não tem foto do seu comprovante ou plano de dados para acesso ao aplicativo.
  • Há totens com orientações nos dois acessos ao Pavilhão João Lyra Filho, assim como no Haroldinho. No entanto, quase não são encontrados na parte interna dos prédios, à exceção dos corredores da administração central, onde há até em excesso. Nas proximidades da prefeitura dos campi, eram três neste primeiro dia.
  • dispensers de álcool em gel nos corredores da Reitoria, na Prefeitura e em alguns dos halls de elevadores (muitos sem funcionamento). Nos demais, só por iniciativa das unidades (como no caso da FSS, INU, Unati e no corredor dos sindicatos)

  • Em quase todos os banheiros verificados, há água e sabão (em recipientes reciclados, até de água mineral). Em alguns há dispenser de sabão, mas a maioria está vazia ou quebrada.

  • No uso do elevador, o indicado é o bom senso. Nenhum profissional atua no controle da lotação. Cartazes no acesso não deixam claro se a capacidade máxima inclui o ascensorista.

  • Não foram encontradas indicações sobre a lotação máxima em outros espaços (exceto em laboratórios do INU)
  • Na Rede Sirius (Bibliotecas da Uerj), há uma das melhores sinalizações, com demarcação dos espaços, além de murais com orientações e informações.
  • O Restaurante Universitário (bandejão) está fechado, apesar do retorno dos trabalhadores ao regime presencial. Não há informação sobre previsão de funcionamento, nem sinalização da universidade relativa à biossegurança.
  • Ainda havia equipes de manutenção e reparo em alguns andares. Em conversa com servidores e servidoras, fomos informados sobre agendas de reuniões para discutir a organização e funcionamento das unidades. A Asduerj divulgou cartazes do seu canal de comunicação para a categoria relatar se as medidas de proteção individuais e coletivas estão sendo observadas no retorno presencial às atividades. As professoras e professores poderão enviar suas mensagens para retornoseguro@asduerj.org.br
Artigo anteriorPagamento de Auxílio Tecnológico II é autorizado
Próximo artigoNotícia importante: CORREÇÃO DE PROVENTOS DE APOSENTADOS