Nota sobre mediação tecnológica do ensino na Uerj

0
876

A diretoria da Asduerj e o seu Conselho de Representantes vêm manifestar sua posição quanto às propostas de ensino não presencial, que têm circulado na Uerj, em virtude da atual crise sanitária. Consideramos precipitado entender que a oferta de conteúdos on-line para os alunos por meio de uma plataforma digital seja o caminho adequado para a continuação de atividades na universidade. Isso merece uma discussão mais profunda, que passa pela questão do acesso e da qualidade da educação.

Num momento de pandemia, sem a mínima previsão sobre o que poderá acontecer, não consideramos prudente a nossa comunidade assumir propostas de ensino experimentais, com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que se caracteriza como uma ferramenta de ensino a distância. Não se trata de negar a importância da tecnologia e a sua utilização em qualquer tempo, mas precisamos ter condições de avaliar a continuidade da vida acadêmica com a garantia do debate democrático acerca dos rumos que iremos tomar.

É verdade que a administração da universidade afirma que a adesão do corpo docente e discente à plataforma será optativa e que não deverá haver cobrança de presença ou avaliações, mas a proposta tem sido apropriada de diferentes maneiras nos institutos e departamentos, sem controle democrático da comunidade universitária. Isso poderá ferir o princípio da liberdade docente, que implica, dentre outras coisas, os professores poderem exercer seu ofício sem estarem sujeitos a qualquer tipo de coação.

Cabe dizer que possíveis cenários de médio e longo prazo, impostos por condições sanitárias futuras, impossibilitando que a presença física seja integralmente viável precisam ser cuidadosamente sedimentados. De modo diferente, medidas açodadas de implementação de estratégias de educação mediada por tecnologia podem comprometer a inclusão de muitos de nossos alunos, fragilizando a liberdade de atuação docente, além de comprometer a saúde mental e física de toda nossa comunidade.

Para mantermos nosso compromisso com a educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada é necessário que se avalie o quanto essas propostas estão em consonância com os princípios norteadores da Uerj. É imperioso que sejam consideradas as condições efetivas de acesso tecnológico de toda a comunidade e quais eventuais medidas poderiam ser consideradas para reversão das limitações de acesso. Nesse sentido, precisam ser levadas em conta também as realidades de nossos diferentes campi e níveis de ensino (educação básica, graduação e pós-graduação).

A situação atual não se assemelha a férias, recessos, greves, tampouco à vida normal. Muitos dos nossos alunos estão lidando com questões psicológicas e sistêmicas graves nas famílias, numa tensão permanente, lutando pela subsistência e pela sobrevivência. Portanto, a retórica de mediação tecnológica não encontra eco na realidade e pode aprofundar ainda mais a exclusão. Não podemos ignorar a condição de vida do corpo discente, naturalizar a desigualdade social que sempre existiu e aprofundá-la ainda mais. Nem um aluno a menos!

Somos uma universidade popular. Precisamos inverter a ordem da nossa prioridade e desenvolver propostas condizentes com o atual momento. É necessário pensar no acolhimento por meio de iniciativas solidárias, mapear a situação dos nossos estudantes, manter os serviços essenciais durante a pandemia, defender a universidade e ter o mínimo de previsibilidade para pensar o futuro das atividades acadêmicas. O importante agora é a luta pela vida para que possamos passar bem por esse período tão difícil para todos.

Artigo anteriorServidores reivindicam abertura de diálogo com governo, em reunião com parlamentares
Próximo artigoCâmara dos Deputados retira professores e professoras do congelamento salarial