Parlamentares e Sindicalistas apontam riscos ao serviço público, caso aprovada PEC 32

0
176

A Asduerj participou nesta segunda-feira, 17/8, junto ao Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado (Fosperj), do Seminário Estadual da Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre a Reforma Administrativa, prevista pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/20.

O evento reuniu parlamentares e representantes de movimentos sindicais num formato híbrido com uma mesa presencial na parte da manhã, realizada no auditório da nova sede da Assembleia Legislativa, e uma teleconferência à tarde, ambas com transmissão pelo canal da Alerj no youtube.

O Seminário discutiu os diferentes aspectos da PEC 32, que modifica a organização da administração pública, propõe o fim da estabilidade aos servidores, além de restringir os seus direitos de organização de sindical, entre outras medidas.

A professora Renata Gama (Fgel/Uerj), que representou a Asduerj na primeira Mesa, destacou os prováveis danos ao ensino superior público, caso seja aprovada esta proposta de Reforma Administrativa. “As universidades públicas podem se tornar um grande escolão, com professores contratados como horistas por meio de organizações sociais. Destruir a carreira docente impactará diretamente na pesquisa, na geração de ciência e tecnologia no país”, afirmou.

A diretora da Asduerj ressaltou ainda como um grande de desafio desse momento disputar a opinião pública com relação à Reforma: “Temos que demonstrar a importância dos serviços públicos e o quanto a PEC 32 vai impactar negativamente os direitos da população”.

Uma grande mobilização nacional, com paralisações e atos de rua, contra a PEC 32 foi convocada por Sindicatos e Movimentos Populares para amanhã, dia 18/8. A adesão dos docentes da Uerj será discutida e votada na Assembleia Docente desta terça-feira, às 14h.

Assista a trecho da participação da diretora da Asduerj

Veja vídeo com resumo das falas dos integrantes do Fosperj

Leia também: Alerj discute PEC da Reforma Administrativa que tramita no Congresso Nacional

Imagens: Janaína Marquesini / Mobiliza Comunicações

Artigo anteriorComissão Eleitoral Asduerj
Próximo artigoEm assembleia, Docentes da Uerj aprovam adesão à Paralisação Nacional contra a PEC 32 no dia 18/8