Plenária de Aposentadas e Aposentados discute série de questões da categoria e anuncia Encontro Artístico Cultural

0
460

A Asduerj, buscando uma ação junto às trabalhadoras e aos trabalhadores docentes aposentados, os quais ao longo dos anos de sua vida funcional participaram ativamente da construção da Universidade, propôs a formação de uma Comissão Organizadora de Aposentadas e Aposentados da entidade.

Essa Comissão, como primeira ação, construiu uma Plenária de Docentes Aposentadas e Aposentados, realizada no dia 05 de outubro. Na Plenária, diferentes questões foram debatidas, apontando a necessidade de construção de um conjunto de direitos, para este setor, na Universidade.

Dentre as várias questões debatidas, destaca-se o direito ao recebimento do valor da Dedicação Exclusiva no contracheque para docentes que, embora tenham aderido a este Regime de Trabalho, não o recebem nos proventos da aposentadoria; a atenção à saúde de todas e todos; a importância de se garantir o direito de cidadania pelo voto, para a Reitoria; acesso ao bandejão, às bibliotecas, ao estacionamento e aos portais.

Essas e outras questões, também levantadas na Plenária, serão encaminhadas à Reitoria, mas também às chapas candidatas para as eleições deste ano de 2023, na Carta Compromisso a ser entregue no debate que será realizado pelas três entidades: Asduerj, Sintuperj e DCE.

Tema importante, também apresentado na Plenária, foi a realização do Encontro Artístico Cultural de Docentes Aposentadas e Aposentados no Festival de final de ano a ser promovido pela Asduerj.

A Asduerj conclama docentes aposentadas e aposentados para a participação nas próximas atividades da Comissão, no sentido da continuidade da luta por direitos!

Artigo anteriorAsduerj, Sintuperj, e DCE repudiam acusações e exposição de servidores da Uerj por parlamentares
Próximo artigoDebate com candidaturas à Reitoria organizado pelas entidades será no dia 16/10, no Teatrão