Plenária do Maracanã reivindica normalização das atividades em dias de jogos e pleno financiamento público da Uerj

0
168

A Asduerj realizou na tarde da última terça-feira, 14/5, no auditório 11 do Pavilhão João Lyra Filho sua penúltima plenária de base, que buscou reunir docentes dos três centros setoriais do campus Maracanã da Uerj.

Com o objetivo de ouvir as demandas específicas dos diversos segmentos da categoria e pensar conjuntamente táticas para o encaminhamento das lutas, a atual diretoria da Asduerj inciou este ciclo de plenárias logo após a sua posse, no segundo semestre de 2023.

O primeiro encontro foi no dia de 18 de setembro, com professores e professoras substitutos/as de várias unidades. Seguiram-se plenárias com aposentadas e aposentados e, após, as plenárias do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-Uerj, FEBF, FFP e Uerj Zona Oeste.

A plenária desta terça, no maior campus da universidade, levantou questões que afligem o conjunto da Uerj, como a insuficiência do seu orçamento, sempre dependente da incerteza de negociações para suplementação, situação que leva ao consequente atraso de auxílios, bolsas e salários de não-efetivas/os, assim como a precariedade das condições de trabalho e a necessidade de reformulação dos contratos de professoras e professores substitutas/os.

A necessidade de normalização das atividades nos dias de grandes jogos no Maracanã foi uma questão específica destacada por quase todos os presentes.

“Há décadas convivemos normalmente com jogos e eventos no Maracanã. Já presenciei dias de finais de campeonato no estádio sem prejuízo das aulas noturnas. A Uerj não pode continuar a ser prejudicada. Precisamos estudar soluções que sejam negociadas com o poder público e colocadas em prática pela administração central da universidade”, ressaltou o diretor da Asduerj Dario de Sousa e Silva (foto abaixo).

Ciclo de plenárias culminarão na eleição para Conselho de Representantes da Asduerj

Uma das funções almejadas pelo ciclo de plenárias também é incentivar o levantamento de nomes para compor o Conselho de Representantes do sindicato. A presidente da Asduerj, Amanda Moreira, anunciou na plenária desta terça que um novo calendário eleitoral para a escolha de representantes nas unidades que não tiveram inscritos no último pleito será apresentado na próxima assembleia docente, no dia 3 de junho.

“O processo eleitoral deverá iniciar logo após a assembleia com a abertura de inscrição de chapas, e as eleições deverão ocorrer no início do segundo semestre. Precisamos desse compromisso da base com o fortalecimento do sindicato, para que possamos avançar em nossas pautas e possibilitar ainda uma politização do debate nas unidades”, ressaltou Amanda.

A próxima e última plenária será no dia 27 de maio com as novas e novos docentes da Uerj, que ingressaram recentemente na universidade num cenário de retirada de direitos como os triênios. Participe!

Artigo anteriorAsduerj e Sintuperj iniciam campanha conjunta pelos Auxílios no Contracheque e Recomposição Salarial
Próximo artigoManifesto dos Servidores do Poder Executivo do estado do Rio de Janeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here