Professores da Uerj deliberam adesão à Greve Nacional da Educação no dia 15/5

0
12365

Manifestação será termômetro para a Greve Geral no dia 14/6

A greve do setor da educação contra a Reforma da Previdência e os cortes no ensino público Federal acontece na próxima quarta-feira, 15/5, em todo país.

Em assembleia na tarde desta quarta, 8/5, no aud. 11, os professores da Uerj aprovaram ainda a participação em duas atividades agendadas para o dia 15.

A primeira é uma aula pública na Praça XV, às 13h, abordando a Reforma da Previdência. Os 130 primeiros dias do governo Bolsonaro e os cortes recentes na educação também estão em pauta. O evento é organizado pelas seções sindicais do Andes com o Sepe e a Rede Emancipa.

Haverá ainda bancas com adesivos, cartilhas, panfletos e informativos sobre a reforma e os cortes na educação. O objetivo é dialogar com a população sobre a importância da universidade e as consequências de seu desmonte para o país.

Para fechar o dia de paralisação e lutas, uma grande passeata sairá às 17h da Candelária rumo à Central do Brasil com concentração a partir das 15h.

Calendário de mobilizações prepara Greve Geral para o dia 14 de junho

As manifestações da próxima quarta iniciam um calendário de lutas contra a Reforma da Previdência e os diversos ataques vindos do governo Bolsonaro. A Greve Nacional da Educação (15/5) será um grande termômetro da mobilização, que culminará na greve geral dos trabalhadores/as no dia 14/6.

A Greve Nacional da Educação foi convocada pelas Centrais Sindicais e pela frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, além dos fóruns Sindical, Popular e da Juventude Pelos Direitos e Liberdades Democráticas e o Estadual de Luta Contra Reforma da Previdência.

O calendário de lutas da educação e suas respectivas ações estão sendo construídos coletivamente desde o III Encontro Nacional de Educação, realizado em Brasília. A CONEDEP (Coordenação Nacional de Entidades de Luta em Defesa da Educação Pública e Gratuita) contribuiu para organização do ENE. Outras entidades da educação como Fasubra, Sinasefe, CNTE também estiveram presentes no encontro.

Como parte deste calendário, o Fórum Sindical, Popular e da Juventude pelo Direito e Liberdades Democráticas se reúne no próximo dia 20 de maio na Uerj, às 17h.

Em seguida, no dia 22, é a vez da Plenária das Centrais Sindicais, com horário e local ainda em aberto. Essas atividades avaliarão as mobilizações e manifestações do dia 15/5.

Em defesa do direito à aposentadoria, à educação pública e gratuita. Participe desta luta!

Veja em breve outras deliberações da assembleia desta quarta.

Artigo anteriorReenquadramento de aposentados deve ser pago em julho, afirma Procurador
Próximo artigoDE no VB: Reunião importante nesta segunda, 13/5, no Rioprevidência