Recomposição salarial: Movimento unificado reivindica participação no debate sobre LDO

0
149

A Assembleia Legislativa (Alerj) realizará nesta terça-feira, 7/5, às 10h30, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) do estado para 2025. O texto que tramita na Casa não prevê recursos para a recomposição dos servidores do executivo.

Na última terça-feira, 30/4, uma comissão do movimento unificado de servidores do executivo pela recomposição salarial realizou uma nova rodada de visitas à Alerj. Entre os gabinetes visitados estava o do deputado André Corrêa (PP), presidente da Comissão de Orçamento Finanças, Fiscalização Financeira e Controle. Os servidores buscavam articular a participação das lideranças do movimento no debate sobre o PLDO.

“Caso haja oportunidade para fala de representação dos servidores, cobraremos as perdas salariais do acordo da recomposição (2017/2021), os IPCAs acumulados e a indicação de previsibilidade de pagamento da recomposição anual referente ao plano plurianual (2025/2026/2027) inscrito no PLDO”, afirma o 1º vice-presidente da Asduerj, Frederico Irias, que participou desta última visita à Alerj.

Servidores buscam reforçar articulação com governo Federal

As lideranças do movimento unificado também estiveram nos gabinetes dos deputados petistas Andrezinho Ceciliano, filho do ex-presidente da Alerj, e Erika Takamoto (presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Casa), além do da pedetista Martha Rocha, presidente da Comissão dos Servidores.

Na conversa com estes parlamentares, os servidores buscaram fortalecer a articulação com o governo federal, a partir do ex-presidente da Alerj, André Ceciliano, que ocupa atualmente o cargo de Secretário Especial de Assuntos Federativos – SEAF/SRI/PR.

A finalidade dessa articulação é sensibilizar a equipe econômica do governo Lula, buscando salvaguardar os servidores públicos na queda de braço entre o governo estadual e federal.

Movimento convida parlamentares para o evento “Compromisso com o serviço público do estado do Rio de Janeiro”, no dia 16 de maio, na Seaerj

O grupo esteve ainda com o deputado Luiz Paulo (PSD) para convidá-lo para o evento “Compromisso com o serviço público do estado do Rio de Janeiro”, que está sendo organizado pelo Movimento Unificado. O convite foi estendido a todos os parlamentares visitados. O evento acontecerá no dia 16 de maio, às 16h, no auditório da Seaerj (Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Rio de Janeiro), que fica na Rua do Russel, nº 1, Glória.

Na última segunda-feira, 29/4, lideranças do Movimento (foto) realizaram uma reunião no Seaerj para avaliar e planejar os próximos passos da luta pela recomposição. Além de debater a organização do evento do próximo dia 16 com parlamentares, as lideranças definiram o local e a data do próximo ato, que marcará o retorno dos servidores ao Palácio Guanabara, no dia 5 de junho.

Nesta segunda-feira, 6/5, o movimento volta a percorrer os gabinetes.

Foto da Alerj: Júlia Passos

Artigo anteriorEncontro das Estaduais, Municipais e Distrital do Andes-SN traz um painel da diversidade do setor e especula criação de carreira única
Próximo artigoRecomposição e condições dos substitutos na pauta