Encontro das Estaduais, Municipais e Distrital do Andes-SN traz um painel da diversidade do setor e especula criação de carreira única

0
90

A Asduerj participou no último final de semana, entre os dias 19 e 21 de abril, do Encontro do Setor das Estaduais, Municipais e Distrital do Andes-SN (IEES/IMES/IDES), sediado pela Adunicamp (Seção Sindical do Sindicato Nacional na Universidade Estadual de Campinas)

O encontro mostrou a diversidade de situações enfrentadas por estas instituições, com um painel em que cada seção sindical presente expôs a peculiaridade de suas lutas.

O professor Frederico Irias (2º Vice-presidente) representou a Asduerj no evento, com o relato da conjutura no estado do Rio de Janeiro, no qual as servidoras e servidores do executivo sofrem com a retirada de direitos imposta pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e travam uma luta unificada pela recomposição salarial.

Irias lembrou ainda da conjuntura singular do Rio de Janeiro com a expansão das milícias e do crime organizado, o longo período sem reajuste de salários na universidade, a crise dos anos 2016 e 2017 e o recente aprofundamento das contrarreformas, com a renovação do RRF.

O encontro debateu ainda a possiblidade de construção de uma carreira única para docentes das instituições estaduais, municipais e a distrital, como forma de forjar a unidade para o enfrentamento das contrarreformas.

O próximo encontro nacional do setor acontecerá na Uerj entre os dias 18 e 20 de outubro. Anote na agenda

Artigo anteriorMovimento unificado dos servidores do poder executivo pela recomposição salarial realiza segunda reunião com parlamentares e amplia articulação
Próximo artigoRecomposição salarial: Movimento unificado reivindica participação no debate sobre LDO