Após um ano de luta intensa para garantir a efetivação de concursos realizados desde outubro de 2019, 67 novos/as servidores da Uerj, entre técnico-administrativos/as e docentes, tomaram posse na última terça-feira, 10/11, no campus da universidade no Maracanã.
A efetivação dos novos concursos foi garantida pela mobilização de um grupo destes concursados/as que se organizou, com o apoio da Asduerj e de outras instâncias da universidade, e após vitoriosa articulação com deputados estaduais. A Asduerj conversou com representantes deste grupo, que contaram como foi esse processo de luta.
Veja vídeos com resumo da conversa e a íntegra dos depoimentos
Luta por efetivação de concursados continua
Um grupo com outros/as 23 docentes aprovados/as em concursos para a universidade ainda aguarda o encaminhamento para nomeação. Seus processos estão “paralisados” e dispersos em instâncias internas da Uerj, aguardando deliberações para se juntarem à fila daqueles que já foram enviados para a nomeação.
Representantes desse grupo de professores e professoras participaram da última assembleia docente, expondo a situação que se encontram. Na sexta-feira, 13/11, a Diretoria da Asduerj e sua Assessoria Jurídica se reuniram com o grupo para discutir o assunto. Na última terça-feira, uma das docentes empossadas entregou uma carta desse grupo de professores que aguarda a nomeação à Superintendente de Gestão de Pessoas da Uerj, Claudia Rebello de Mello.