A Asduerj recomenda que os docentes aposentados e pensionistas fiquem atentos aos prazos da prova de vida, conforme o Rioprevidência orienta. A verificação não era realizada desde março de 2020, em razão da pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19), e recentemente voltou a ser exigida pela autarquia estadual.
Até o momento a prova de vida é realizada no mês de aniversário do aposentado (imagem abaixo com a tabela de datas) em qualquer agência no país do Banco Bradesco. O beneficiário que possuir cadastro biométrico no Bradesco pode realizar a prova de vida diretamente no caixa eletrônico. Caso não o possua, é necessário se dirigir ao caixa levando identidade, CPF e comprovação de residência (com data de até três meses) ou declaração de residência, conforme indicada na Portaria RIOPREV nº 432/21.

Mudanças no horizonte
No entanto, na última quinta-feira (19) foi aprovado na Alerj um Projeto de Lei que prevê a realização da prova de vida por meio remotos. Os deputados aprovaram também o fim da suspensão do pagamento por falta de verificação, como pode ocorrer atualmente. No entanto o PL ainda depende da sanção do governador em exercício Cláudio Castro, que tem até 15 dias para aprovar ou vetar a medida.
Até o presente momento o Rioprevidência ressalta que não solicita a realização da prova de vida através de aplicativos, e-mails, chamadas de vídeo, mensagens de texto ou ligações telefônicas. O Rioprevidência disponibiliza o SAC: 0800-285-8191/ (21) 3850-3350