Asduerj e Reitoria discutem carta para manutenção das atividades presenciais

0
439

A Asduerj se reuniu no final tarde de ontem, 23/6, com a Reitoria da Uerj. O encontro teve como pauta única a carta aprovada pela assembleia docente na terça-feira, 21/3, com reivindicações para a permanência das atividades presenciais com segurança.

A diretoria da Asduerj reafirmou, no início da conversa, a defesa da integralidade das atividades presenciais e a posição contrária ao ensino remoto na universidade como bandeiras de luta do sindicato, conforme deliberações de seguidas assembleias realizadas desde o início da pandemia.

O documento apresentado à reitoria nesta quinta-feira, 21/6, mantém esse norte, buscando aprimorar as garantias de segurança sanitária. Os itens da carta foram discutidos ponto a ponto com a administração da universidade.

Entre eles, está a criação de polos de testagem em todos os campi com ampliação do horário de funcionamento. Segundo o reitor, Mário Sérgio Carneiro, a administração da Universidade já negocia a criação destes polos com prefeituras onde existem campi da Uerj. No entanto, ainda não há prazo para que isso ocorra. “Precisamos vencer posições negacionistas que persistem em algumas destas administrações”, alegou o reitor.

Outra demanda do documento é a reabertura do posto de vacinação do campus Maracanã. A Reitoria informou que também é negociada com as prefeituras a abertura de postos de vacinação em todos os campi, mas direcionados exclusivamente à comunidade universitária. Já não há mais demanda externa suficiente para uma estrutura como a do posto instalado na universidade no início da campanha de vacinação, justificou.

O reitor anunciou também que estão em fase de implementação unidades com equipes de enfermagem em todos os campi para pronto atendimento da comunidade universitária. A perspectiva é que já estejam em funcionamento no próximo semestre.

Ainda segundo a Reitoria, a universidade possui orçamento para ações de readequação estrutural e de proteção nas unidades. Os recursos devem ser solicitados pelas direções de unidade à Diretoria de Administração Financeira da Uerj (DAF).

Reitoria deverá se reunir com representação da Asduerj no CAp na segunda-feira, 27/6

A Reitoria se comprometeu também a encaminhar a Pró-Reitoria de Saúde (PR-5) a proposta de retorno das atividades da Comissão para Avaliação, Planejamento e Implementação das ações necessárias ao retorno presencial seguro, com função deliberativa e ampla participação da comunidade.

Ações para o monitoramento dos casos de Covid na universidade, através de um sistema próprio desenvolvido pela Dinfo e PR-5, também serão divulgadas em breve.

Foi agendada para segunda-feira, 27/6, uma reunião da Reitoria com a representação dos docentes do CAp no Conselho da Asduerj, a pedido da direção do Sindicato. O crescimento do número de casos de Covid na unidade provocou apreensão na comunidade capiana, nas últimas semanas. A direção do CAp e do CEH, assim como a comissão de monitoramento local, também estão sendo convidadas a participar do encontro.

Com a realização destas reuniões, está cancelada a assembleia docente prevista para a próxima terça-feira para tratar dessa pauta.

Artigo anteriorAssembleia Docente aprova Carta elencando itens para a permanência do ensino presencial na Uerj
Próximo artigoVitória: STF ratifica constitucionalidade do Plano de Carreira da Uerj