Campanha pressiona governador a comprar vacinas contra Covid-19, veja como participar

0
257

O Fórum dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Fosperj) lançou esta semana uma campanha para pressionar o governador interino Claudio Castro a comprar vacinas contra a Covid-19. A iniciativa foi encaminhada pela Asduerj, que compõe o Fosperj desde sua criação, a partir de uma demanda da categoria docente expressa em deliberação da sua última assembleia.

Castro vetou no dia 1º de março Projeto de Lei aprovado na Alerj (PL nº 3.246) que autoriza o executivo estadual a comprar vacinas além das definidas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), desde que aprovadas pela Anvisa. Na justificativa do veto, o governador alega que a medida gerará aumento de despesas, sem previsão de fonte.

Em nota de repúdio, divulgada em sua página na Internet, o Fosperj afirma ser inadmissível “não haver (por parte do governo estadual) uma ação concreta, o que inclui a compra de imunizantes, para que sejam mitigados os impactos da pandemia e reduzidos os números de mortos no Rio”.

O Fórum ressalta que o veto do governador ocorre no momento em que o Brasil bate recordes em mortes pelo Coronavírus, chegando a quase duas mil por dia. Lembra ainda que o executivo estadual planeja o retorno das escolas, “sem a vacinação dos profissionais da educação, o que pode gerar um aumento ainda maior dos casos de Covid-19 e a elevação do número de mortos no estado”.

A campanha do Fosperj conclama toda a sociedade, em especial, servidoras e servidores públicos, a enviar mensagens ao governador pressionando-o a garantir “o direito de todo cidadão fluminense de ter acesso à saúde pública e de qualidade”.

Assine o documento, clicando aqui.

Leia a íntegra da Nota de Repúdio.

Artigo anteriorDE na aposentadoria: Asduerj responde questões de filiados e filiadas
Próximo artigoComissão de Mobilização e Lutas da Asduerj prepara campanhas por vacinação e defesa de direitos