Chamada de artigos para o número 44 da revista Advir

0
41

A revista Advir, editada pela Associação Docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Asduerj), na perspectiva de fomentar reflexões e debates em defesa da universidade pública, gratuita, laica, presencial, de qualidade, socialmente referenciada e de direitos da comunidade de trabalhadoras, trabalhadores e estudantes, traz essa chamada de artigos para o número 44.

Edição de número 44

O tema desse número, deliberado pela direção da Asduerj, diz respeito à história das lutas da Asduerj em seus 45 anos de existência: 1979-2024. Ou seja, trata-se de uma incursão de âmbito histórico, buscando-se trazer dados, de diferentes fontes, sobre as lutas da organização docente, na Uerj, em seus 45 anos. Desdobram-se desse tema: o contexto sócio-histórico brasileiro do período de construção do movimento docente: ditadura militar e luta por direitos da classe trabalhadora; construção e consolidação da Asduerj, suas direções e as lutas do período; as lutas da Asduerj frente ao processo de desfinanciamento da universidade pública e seus impactos sobre a carreira docente; resgate histórico do papel da Asduerj nos grandes movimentos/crises políticos/as do país em geral e da Uerj em particular; Asduerj e as lutas emancipatórias de movimentos sociais de atuação segmentar (minorias e maiorias minorizadas): LGBTQIA+, Mulheres, Negros, Povos originários, PCDs, etc.; mulheres na Asduerj; “Diálogos da/na luta” da Asduerj com outros segmentos da universidade, Andes-SN, sindicatos em geral, movimentos estudantis, grupos de pesquisa, intelectuais; os desafios da Asduerj nas lutas em defesa da carreira desvalorizada (sem recomposição salarial), de direitos de novos e novas docentes, de substitutas e substitutos, de aposentadas e aposentados.

DEMAIS SEÇÕES:

Seção “Experiências com o sindicato”: textos de docentes que participaram das lutas do sindicato ao longo dos 45 anos, versando sobre a importância da organização sindical no cotidiano do trabalho docente; Asduerj como um espaço de luta salarial, mas também como um encontro entre a democracia, a cultura Uerjiana e a produção acadêmica.

Seção final: Linha do Tempo, com destaque para as conquistas da Asduerj.

Prazo para submissão de artigos: 30 de agosto de 2024

Previsão de lançamento: 18 de outubro de 2024

Atenção: Os artigos serão enviados pelo e-mail advir@asduerj.org.br, e deverão obedecer à normatização descrita nas páginas seguintes e serem submetidos até o dia 30 de agosto de 2024.

Editores responsáveis: Conselho Editorial (Amanda Moreira, Cleier Marconsin, Decio Rocha e Deise Mancebo)

Saudações sindicais e universitárias

CONSELHO EDITORIAL ADVIR

Amanda Moreira, Cleier Marconsin, Decio Rocha e Deise Mancebo

CLIQUE AQUI PARA LER O EDITAL COMPLETO

Artigo anteriorAssembleia docente mantém participação da Asduerj em unidade de ação com os servidores do poder executivo por recomposição salarial

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here