Comissão de Direitos da Asduerj articulará pauta interna à luta unificada com servidores do estado

0
212

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 10/5, a reunião de instalação da Comissão de Direitos Docentes da Asduerj. Criada a partir da conjugação de dois grupos de trabalhos deliberados pela última assembleia docente, a Comissão terá como principal tarefa articular as reivindicações internas da categoria às pautas de luta conjuntas encaminhadas no âmbito de fóruns de servidores, como o Fosperj, e de movimento sociais.

A Comissão objetiva também envolver as filiadas e filiados no cotidiano das lutas empreendidas pela Asduerj, com uma agenda periódica de reuniões nas quais se possa criar uma ponte entre a atuação externa e interna do sindicato através da participação direta de sua base social, definiu o presidente da Asduerj, Guilherme Leite.

A defesa dos triênios e da sua incidência sobre o Regime de Trabalho com Dedicação Exclusiva foram alguns dos pontos discutidos nesse primeiro encontro. Na próxima quinta-feira, 12/5, representantes da Comissão participarão de uma reunião do Fórum Permanente dos Servidores Públicos (Fosperj), que tratará das ameaças a esse direito contidas nas políticas de austeridade fiscal implementadas no Estado. Nesse mesmo dia, às 14h, a incidência dos triênios sobre a DE será pauta da assembleia docente.

A democratização das gratificações – que também estará na pauta da assembleia –, a recomposição salarial e a efetivação dos auxílios foram outros temas abordados. A Comissão voltará a se reunir na próxima semana após a assembleia docente. A perspectiva é que, com o retorno pleno das atividades presenciais em junho, cresça a participação da base na política do sindicato, o que tem sido uma marca do movimento docente da Uerj, avalia a vice-presidente da Asduerj, Daniele Brandt.

#ParaTodosVerem: foto dos participantes da reunião sentados ao redor de uma mesa na sede da Asduerj. Fim da descrição.

Artigo anteriorApós ato do Fosperj, Relatório da CPI do Rioprevidência poderá ser votado esta semana
Próximo artigoFundador da Aduezo, e um dos líderes do movimento pela incorporação da Uezo à Uerj, professor João Bosco filia-se à Asduerj

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here