Aconteceu na manhã desta terça-feira, 10/5, a reunião de instalação da Comissão de Direitos Docentes da Asduerj. Criada a partir da conjugação de dois grupos de trabalhos deliberados pela última assembleia docente, a Comissão terá como principal tarefa articular as reivindicações internas da categoria às pautas de luta conjuntas encaminhadas no âmbito de fóruns de servidores, como o Fosperj, e de movimento sociais.
A Comissão objetiva também envolver as filiadas e filiados no cotidiano das lutas empreendidas pela Asduerj, com uma agenda periódica de reuniões nas quais se possa criar uma ponte entre a atuação externa e interna do sindicato através da participação direta de sua base social, definiu o presidente da Asduerj, Guilherme Leite.
A defesa dos triênios e da sua incidência sobre o Regime de Trabalho com Dedicação Exclusiva foram alguns dos pontos discutidos nesse primeiro encontro. Na próxima quinta-feira, 12/5, representantes da Comissão participarão de uma reunião do Fórum Permanente dos Servidores Públicos (Fosperj), que tratará das ameaças a esse direito contidas nas políticas de austeridade fiscal implementadas no Estado. Nesse mesmo dia, às 14h, a incidência dos triênios sobre a DE será pauta da assembleia docente.
A democratização das gratificações – que também estará na pauta da assembleia –, a recomposição salarial e a efetivação dos auxílios foram outros temas abordados. A Comissão voltará a se reunir na próxima semana após a assembleia docente. A perspectiva é que, com o retorno pleno das atividades presenciais em junho, cresça a participação da base na política do sindicato, o que tem sido uma marca do movimento docente da Uerj, avalia a vice-presidente da Asduerj, Daniele Brandt.
#ParaTodosVerem: foto dos participantes da reunião sentados ao redor de uma mesa na sede da Asduerj. Fim da descrição.