Criação do Fórum das IEES avança após reunião na Uerj

0
140

A primeira reunião de construção do Fórum das IEES (Instituições Estaduais de Ensino Superior) do Rio de Janeiro foi realizada nesta segunda-feira, 11 de abril, na Uerj. Após se reunirem pela manhã, as diretorias da Asduerj e da Aduenf (Associação dos Docentes da UENF) participaram da reunião do Andes estadual na parte da tarde, contando com a presença de Rosineide Freitas, representante da diretoria do Andes-SN regional Rio.

Para Guilherme Leite, presidente da Asduerj, a criação do Fórum é muito importante na proteção de possíveis ataques autoritários do governo estadual, resistência a políticas de austeridade e processos de privatização.

“O Fórum das instituições de ensino superior é fundamental para construção da isonomia dos direitos de todos os docentes das estaduais fluminenses e de uma luta unitária”, declarou Guilherme. “Essa primeira reunião é um pontapé inicial para um Fórum de luta, de unidade e de resistência da universidade pública no Estado do Rio”, completou.

O discurso da Asduerj encontrou plena concordância com os companheiros do Norte Fluminense. Para Maria Raquel Garcia Vega, presidente da Aduenf, a construção de uma luta comum assegurará a defesa do ensino público e de qualidade.

“Como primeiro passo a gente pretende fazer uma radiografia do ensino superior do estado para conhecer e fortalecer, mas também para saber nossas fragilidades e nossas lutas em comum. Sempre defendendo o ensino socialmente referenciado”, avaliou a presidente da Aduenf.

O próximo encontro será realizado no dia 29 de abril na Aduenf, em Campos dos Goytacazes.

Artigo anteriorEm reunião com novo reitor, Asduerj discute retorno presencial, DE e direitos dos substitutos
Próximo artigoEm assembleia histórica, docentes aprovam extinção da Aduezo