Rede estadual do Rio de Janeiro entra em greve pelo pagamento do Piso Nacional e pela revogação do Novo Ensino Médio

0
1135
Foto: Marcelo Mesquita (Reprodução do site do Sepe-RJ)

A Asduerj se solidariza e expõe publicamente o seu apoio aos nossos colegas docentes da rede estadual do Rio de Janeiro, que estão em greve desde a última quarta-feira (17/5). Docentes e funcionários administrativos se revoltaram contra o descumprimento da Lei do Piso, após proposta indecorosa do governador Cláudio Castro em transformar o piso salarial em teto, desrespeitando assim o Plano de Carreira.

Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação-RJ (Sepe-RJ), a principal reivindicação da categoria é a implementação do Piso Nacional do magistério, estabelecido há 15 anos e nunca cumprido. Este piso deveria valer no salário base de docentes e funcionários, e não como anunciou o governo, em forma de abono. No entanto, o movimento cobra ainda a revogação do novo ensino médio (NEM), e reivindica com urgência um projeto de combate à violência nas escolas.

Na última quinta-feira (18/5) milhares de profissionais da educação caminharam do Largo do Machado até Laranjeiras, na frente do Palácio Guanabara. O protesto contou com massiva participação de caravanas de todo o Rio de Janeiro. O Sepe-RJ avalia a adesão da greve como forte em todo o estado, com 80% de índice de paralisação, e com algumas escolas chegando até 100% de adesão.

O Sepe-RJ foi informado de que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) está fazendo “estudos da viabilidade do pagamento” da própria proposta do governo, mas até o momento não há nenhuma contraproposta. A greve segue e a próxima Assembleia Docente da rede estadual será na terça-feira, dia 23/5, às 14h, no Circo Voador.

Foto: Marcelo Mesquita (Reprodução do site do Sepe-RJ)

Artigo anteriorEleições Andes-SN: Resultado da apuração na Uerj
Próximo artigoUerj sofre com a deterioração de sua estrutura e de seus salários, enquanto tem seu nome envolvido em suspeitas de desvio de verbas para aliados do Governador