Asduerj e Fosperj convocam para ato contra novo RRF: HOJE, 14/9, às 14h, em frente à Alerj

0
494

A Asduerj convoca toda a categoria docente para o Ato contra a Reforma Administrativa e o novo Regime de Recuperação Fiscal, que acontece hoje, 14/10, às 14h, em frente à nova sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) – na Rua da Ajuda, nº5, Centro.

O governo do Rio enviou na quinta-feira, 09/09, ao parlamento estadual um novo pacote de maldades contra o funcionalismo. Trata-se da contrapartida ao novo Regime de Recuperação Fiscal em negociação com a União.

As medidas do pacote promovem uma série de restrições aos direitos de servidores e servidoras e fere mortalmente o Plano de Carreira Docente da Uerj, atingindo até aposentadas/os.

No vídeo a Diretora da Asduerj e integrante do Fosperj Renata Gama detalha alguns dos ataques contidos no pacote e convida a participação no Ato.

Fosperj se reúne com Presidente da Alerj

Ontem, 13/09, integrantes do Fosperj reuniram-se com o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT) para discutir o pacote.

O parlamentar negou a reivindicação do Fórum para estender o prazo de tramitação do pacote, possibilitando mais tempo para discussão dos seus impactos sobre o serviço público do Estado.

Diante da negativa, o Fosperj reforçou a importância de todos e todas comparecerem para que se possa intervir nesse processo.

Veja vídeo

Em Manifesto, Fosperj ressalta a gravidade da situação

O Fórum dos Servidores divulgou no sábado, 11/09, um Manifesto contra o desmonte promovido pelas medidas.

O Fosperj destaca o estilo rolo compressor utilizado pelo governo do estado: “Em menos de uma semana, de supetão e sem diálogo com os servidores, o Executivo enviou à Alerj Projetos de Lei que encaminham o novo plano de recuperação fiscal”. O cenário, afirma o documento, “é o pior possível para cidadãos e servidores do nosso estado”.

Leia na íntegra.

Veja como foi o Seminário Asduerj sobre o novo RRF

O teor e o estágio de tramitação do novo Regime de Recuperação Fiscal no Rio de Janeiro, seu impacto sobre a carreira de servidoras/es do estado e as perspectivas existentes de luta para a garantia de direitos foram algumas das questões debatidas nas duas mesas que compuseram o seminário “O novo regime de recuperação fiscal e seus impactos sobre os nossos direitos”.

O evento aconteceu nos dias 27 de agosto e 6 de setembro, em ambiente virtual exclusivamente para pré-inscritos. Na última sexta-feira, 11/9, a Asduerj divulgou em seu canal do Youtube vídeos com a gravação do debate. Veja a seguir.

Mesa 1: O Rio precisa de um novo Regime Fiscal. O debate contou com a participação do deputado Waldeck Carneiro, do professor Mauro Osório (PPGD/UFRJ) e do Coordenador do Núcleo da Auditoria Cidadã – RJ, Paulo Lindesey. A mediação ficou a cargo da diretora da Asduerj, Renata Gama. Veja como foi:

Mesa 2: O impacto do novo RRF sobre os direitos. Debatedores: Presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro – Asdperj, Gustavo Belmonte; o Assessor Jurídico do Andes-SN, Leandro Madureira, a Deputada Estadual e Presidente da Comissão de Saúde da Alerj, Martha Rocha (PDT), e o Assessor Jurídico da Asduerj Gustavo Berner. O Diretor da Asduerj Frederico Irias foi responsável pela mediação. Veja como foi:

Artigo anteriorNovo RRF: Pacote que afeta direitos de servidores/as estaduais será votado até o dia 4 de novembro na Alerj
Próximo artigoAsduerj, DCE e Sintuperj conquistam a garantia de participação e controle social no debate sobre retorno presencial seguro na Uerj