Já está disponível na página da Asduerj a Revista Advir nº 41. A longeva publicação retomou, desde seu número anterior, uma linha editorial voltada para questões mais urgentes da atividade docente nas universidades públicas. A edição atual traz ao centro do debate análises acerca dos efeitos do trabalho remoto no ensino superior.
A pesquisa “Trabalho Docente na Uerj em tempos de pandemia”, que a Asduerj realizou em 2020, é a fonte principal dos três artigos que compõem a revista. Os textos com as análises dos dados coletados constatam a precarização, a intensificação do trabalho, e os custos da utilização das tecnologias digitais para a vida e saúde destas trabalhadoras e trabalhadores.
A Advir 41 traz ainda uma seção intitulada “Experiências da pandemia”, com textos da diretoria da Asduerj biênio 2019-2021, que expressam o que foi a experiência sindical neste peculiar biênio.
O lançamento da Revista aconteceu na quarta-feira, 6/10, em evento que precedeu a Assembleia Geral Virtual de Posse da Diretoria e do Conselho de Representantes da Asduerj, biênio 2021-2023. Ao apresentar a Revista, a professora Amanda Moreira, Editora Responsável pelos dois últimos números, ressaltou o papel de registro histórico destas publicações realizadas durante a pandemia:
– Esta edição é uma sequência da anterior, lançada em dezembro de 2020, com o tema 70 anos da Uerj: a universidade na Pandemia. Ambas retratam o agravamento dos problemas antigos que já vivenciávamos na universidade e apontam os novos a serem enfrentados, com o ensino remoto e a interrupção das nossas formas tradicionais de trabalho e ensino, destacou Amanda.
O lançamento contou com a participação das professoras Deise Mancebo e Fátima Sueli, autoras desta edição, que conta ainda com um artigo da professora Amanda Moreira. As docentes foram também coordenadoras da pesquisa realizada em 2020 junto ao professor Dario Sousa e Silva.
Acesse e leia a Revista Advir 41, clicando aqui.