Em duas assembleias seguidas, docentes aprovam antecipação, calendário e regimento das eleições Asduerj, biênio 2023-2025

0
473

A Asduerj promoveu na tarde desta quarta-feira, 12/4, duas assembleias docentes que debateram o processo eleitoral para a escolha da sua diretoria e conselho de representantes, no biênio 2023-2025.

Realizada no Auditório A da Faculdade de Serviço Social, a primeira assembleia aprovou por ampla maioria, com duas abstenções e nenhum voto contrário, a antecipação das eleições, que acontecerão, este ano, no mês de julho.

A justificativa para antecipação do pleito foi a necessidade de o sindicato manter a sua plena independência, desvinculando o seu processo eleitoral daquele que escolherá os dirigentes da universidade, eleições estas marcadas para outubro.

Esta antecipação já ocorreu em outros momentos em que a escolha de novos dirigentes da Asduerj coincidiu com as eleições gerais na universidade. A votação para o sindicato era realizada, então, em agosto, dois meses antes do pleito institucional. Neste ano, porém, no mês de agosto a universidade estará em recesso acadêmico.

Logo em seguida à primeira, aconteceu no mesmo local, a segunda assembleia do dia que discutiu e aprovou, pelo mesmo placar, o calendário e regimento eleitoral (idêntico aos dos últimos pleitos). As inscrições de chapa para a direção e Conselho de Representantes poderão ser feitas entre os dias 12 e 16 de junho. A campanha eleitoral acontecerá entre os dias 23/6 e 2/7. A votação será nos dias 3, 4 e 5 de julho.

A Assembleia também aprovou o nome do atual presidente da Asduerj, Guilherme Leite, como o indicado pela direção para compor a Comissão Eleitoral. Está prevista ainda a indicação do nome de um filiado/a por cada chapa inscrita à direção, além de um último nome a ser indicado em assembleia docente.

Veja o calendário das Eleições Asduerj, biênio 2023-2025

  • 05/05 – Publicação da convocação das eleições: através de edital divulgado em jornais de grande circulação e nas mídias da Associação.
  • 12 até 16/06 inscrições de chapa: interessados devem preencher a ficha de inscrição de chapas e entregar as cópias dos documentos na sala da Asduerj, das 10h às 18h.
  • 19/06: homologação das chapas inscritas
  • 22/06: indicação, pelas chapas, de 1 (um(a) filiado(a) da ASDUERJ-SSind para representá-las na Comissão Eleitoral
  • 23/06 à 02/07: campanha eleitoral
  • 03/7 à 5/7 : votação
  • 06/07: apuração e divulgação dos mapas eleitorais com a participação dos representantes das chapas
  • 07/07: homologação do resultado pela CE
  • 21/7: posse da nova Diretoria.

Acesse aqui o Regimento Eleitoral da Asduerj

Campanha salarial 2023

Outro ponto de pauta da segunda Assembleia Docente foi a Campanha Salarial 2023. Além da intensificação da mobilização pelo pagamento das duas parcelas restantes da recomposição aprovada em 2021, luta encaminhada junto ao Fórum Permanente de Servidores(as) Públicos do Estado (Fosperj), também foi discutida a necessidade de se recolocar em pauta a defasagem salarial histórica das trabalhadoras e trabalhadores da Uerj.

Ao fim do debate sobre este ponto de pauta, foi deliberado:

1) Agendar assembleia para discutir e definir um índice de recomposição salarial a ser encaminhado ao Conselho Universitário com a indicação de compor a Proposta Orçamentária da Uerj para 2024.

2) Criação de uma comissão de mobilização pela recomposição salarial, que tenha como linha política, além da atuação junto ao Fosperj, os seguintes eixos gerais: 1) recomposição da defasagem da Uerj; 2) pelo pagamento do piso salarial do Magistério: “Nenhum professor deve receber abaixo do piso” e 3) Revogação da Reforma do Ensino Médio.

Para compor a Comissão, a Asduerj indicou o nome da sua atual 2ª vice-presidente, Fátima Sueli Ribeiro (INUT). Pela base, foram inscritos os nomes das professoras Amanda Moreira (CAp-Uerj), Cleier Marconsin (FSS/Aposentada), Luciane Nascimento (Febf) e dos professores Fred Irias (Febf) e Otávio Leão (FFP).

#Paratodosverem: foto colorida de uma das votações da assembleia, com professores e professoras sentados em filas no auditório, levantando cartões em frente à mesa que dirigiu à assembleia. Fim da descrição.

Artigo anteriorProjetos sob suspeita: Sessão Extraordinária do Consun aponta a urgência do debate sobre descentralização orçamentária
Próximo artigoAto Unificado cobra pagamento da 2ª parcela da Recomposição Salarial acordada em 2021