A Asduerj está convocando para a próxima quinta-feira, 1º/6, uma reunião ampliada do seu Conselho de Representantes (CR), para a qual também serão convidadas e convidados representantes docentes do Conselho Universitário da Uerj, que estão mobilizados pela questão.
Atenção! Houve uma mudança de horário e local da reunião desta quinta-feira, 1º/6. O encontro foi antecipado para o início da tarde, das 12h às 14h. E acontecerá na Faculdade de Direito, 7º andar, Bloco A, sala 7006 (Ministro Oscar Dias Corrêa), Pavilhão João Lyra Filho, Campus Maracanã. Lembrando que a reunião será aberta a todas e todos que quiserem participar.
O objetivo será discutir, além de um posicionamento coletivo, possíveis ações perante às inúmeras suspeitas levantadas por uma série de reportagens veiculadas num portal de noticias, segundo a qual projetos com a chancela da Uerj e financiados por orçamento descentralizado teriam contratado pessoas ligados a aliados do governador Cláudio Castro.
Na última reportagem publicada neste domingo, 28/5, o portal revela que dois membros de comissões de sindicâncias criadas recentemente pelo Reitor para investigar os últimos casos constavam em folhas de pagamento secretas e teriam recebidos juntos R$ 279 mil dos próprios projetos que estariam sob apuração de irregularidades.
Em Nota publicada na página e redes sociais oficiais da Uerj no mesmo dia da reportagem, a Reitoria alega que os servidores, ambos procuradores da Uerj, teriam sido nomeados, “por integrarem órgão de controle interno da Universidade e terem larga experiência na participação em comissões de sindicância”. Afirma ainda que “após tomarem conhecimento do objeto da apuração, os servidores, por iniciativa própria, declinaram da referida função”.
Segundo o Portal, a Nota da Reitoria teria afirmado ainda não ter conhecimento prévio sob a participação de servidores em projetos. Trecho que, ao que parece, foi retirado da Nota, após a reação indignada de alguns seguidores nas redes sociais da universidade.
O fato esdrúxulo de pessoas que participaram e receberam por esses projetos estarem em comissões que apuram a existência de irregularidades nas suas operações já havia sido alvo de protesto de membros do conselho universitário em sessões que discutiram o tema.
Dediquei toda minha vida acadêmica à Uerj. Tantos e tantos anos. Gostaria que o nome de minha Universidade não fosse manchado pela incompetência e desequilíbrio ético- moral.
Comments are closed.