Comissão de Direitos Docentes da Asduerj discutirá recomposição e gratificações

0
287

Acontece na próxima terça-feira, 10/5, às 10h, a reunião de instalação da Comissão de Direitos Docentes da Asduerj. O fórum, que congregará dois Grupos de Trabalho aprovados na Assembleia Docente do dia 23 de março (foto), será aberto à participação de todas e todos as(os) filiadas(os).

Um dos objetivos primordiais da Comissão será articular uma campanha pela recomposição das perdas inflacionárias nos salários e proventos das(os) docentes. Um estudo solicitado pela Asduerj ao Dieese – Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – demonstrou que seria necessária uma recomposição de até 150%, para que parte da categoria recuperasse o poder de compra do ano de 2001, data da conquista do último reajuste linear.

Segundo a indicação da assembleia docente, a Comissão deverá buscar também uma articulação com outros sindicatos e federações de servidores do estado, para garantir a recomposição conquistada em 2021, no âmbito do Fosperj. Como resultado dessa conquista, em fevereiro de 2022, o funcionalismo estadual obteve um reajuste de 13,5%, referente a 50% das perdas acumuladas entre 6 de setembro de 2017 e 31 de dezembro de 2021. No entanto, o pagamento da segunda metade desta recomposição, que já é insuficiente, está sob risco.

Auxílios, adicionais e gratificações

Dentro da pauta dos direitos, a Comissão debaterá a luta por auxílios e adicionais, incluindo a extensão de alguns desses benefícios aos docentes egressos da extinta Uezo.

Outro objetivo da Comissão será pensar um projeto de administração acadêmica para a Uerj, que possa democratizar as gratificações na universidade, de forma a beneficiar também cargos fundamentais para a vida acadêmica, como as chefias de departamento e as coordenações de curso.

A primeira reunião da Comissão será na sede da Asduerj (sala 1026, bloco D, 1º andar do Pavilhão João Lyra Filho, campus Maracanã).

A próxima Assembleia Docente será na quinta-feira, 12/5, às 14h. O local será divulgado em breve.

Artigo anteriorAuxílios estão travados pela Casa Civil e Comissão do RRF
Próximo artigoApós ato do Fosperj, Relatório da CPI do Rioprevidência poderá ser votado esta semana